Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

trabalho

- Publicada em 23 de Março de 2020 às 03:00

Home office cresce em tempo de coronavírus

Modalidade exige disciplina e organização dos colaboradores

Modalidade exige disciplina e organização dos colaboradores


MARCO QUINTANA/JC
O coronavírus está impondo um novo ritmo e uma nova postura nas relações de trabalho, seja para quem continua indo à empresa ou faz home office, novos hábitos são necessários para manter a produtividade e conter o temor pela pandemia. Mas, a tendência, é que cada vez mais empresas autorizem funcionários a desempenharem suas funções remotamente. Para manter a produtividade mesmo em casa, especialistas recomendam conciliar boa comunicação com os colegas de equipe e disciplina na hora de se organizar.
O coronavírus está impondo um novo ritmo e uma nova postura nas relações de trabalho, seja para quem continua indo à empresa ou faz home office, novos hábitos são necessários para manter a produtividade e conter o temor pela pandemia. Mas, a tendência, é que cada vez mais empresas autorizem funcionários a desempenharem suas funções remotamente. Para manter a produtividade mesmo em casa, especialistas recomendam conciliar boa comunicação com os colegas de equipe e disciplina na hora de se organizar.
Para muitos, o trabalho remoto é novidade. "Não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas exige rotina e disciplina, como acordar no mesmo horário e fazer uma uma programação para se tornar produtivo", afirma Nora Mirazon Machado, estrategista em branding e carreiras. A especialista diz que sai ganhando quem consegue estruturar o dia como se estivesse saindo de casa. "Também é indicado encontrar um lugar dentro da casa para onde trabalhar", complementa.
Para quem está dispensado de ir até a empresa, a palavra-chave para continuar o mesmo ritmo de trabalho é a comunicação efetiva, diz Nora. Para a especialista, pessoas que sabem gerenciar o tempo e têm competências comportamentais bem desenvolvidas, como trabalhar em equipe e outras habilidades interpessoais, ganham importância neste momento.
O relacionamento do profissional com os outros precisa ser uma relação de confiança. "Como o contato interpessoal via trabalho remoto é limitado, você não sabe como a pessoa está reagindo", diz. Segundo a especialista, não se deve cair na cilada de ficar supondo o que o outro está pensando.
"Além de ser um protocolo para cenários como o atual, o trabalho remoto já é visto como uma ferramenta para retenção de funcionários, que tendem a gostar dessa flexibilidade", explica Lucas Nogueira, diretor de recrutamento da Robert Half, consultoria especializada em seleção e recrutamento. Mas, como medida protetiva, o home office tomou outras proporções para os negócios, e muitas companhias não estavam preparadas para o aumento do número de funcionários a trabalhar remotamente.

Como manter a produtividade no trabalho remoto

Com o avanço da internet e da tecnologia, as barreiras de tempo e espaço foram rompidas dando espaço a novos modelos de negócio e até mesmo de trabalho. É neste cenário que surge o home office, que deixou para trás os velhos padrões e hoje é uma das soluções mais adotadas pelas empresas. "A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office, quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe. Para o colaborador, pode significar menos estresse e maior disposição", Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. Foi essa a solução adotada por inúmeras empresas no Brasil para reduzir a propagação do vírus. Para ajudar os profissionais a manterem a produtividade em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática. Confira:
1. Estabeleça horários
Crie um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa.
2. Crie uma rotina
Embora essa palavra não soe positiva, manter a rotina no home office é fundamental. Ao levantar, tire o pijama e se arrume como se estivesse em seu local de trabalho. prática ajuda a espantar a preguiça.

3. Defina um
local de trabalho

Outra dica importante é sair da cama e preparar seu ambiente de trabalho. Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade.
4. Atenção à qualidade de vida
Em casa, é comum que o colaborador fique imerso nas atividades, sem pausa. Mas é importante reservar momentos ao longo do dia para tomar água, levantar da mesa e caminhar pela casa para manter a saúde e a qualidade de vida.
5. Não se distraia
Desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco.
6. Mantenha o calendário de reuniões
Continue realizando as reuniões agendadas na semana. Neste momento, as conferências e aplicativos como Skype e Hangout são ferramentas bastante úteis. "Normalmente, as reuniões presenciais podem ser mantidas mesmo em um regime de home office. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar a propagação do vírus", recomenda Celson.

7. Foque no trabalho
em equipe

Combine reuniões ou conversas sobre o andamento do trabalho entre os integrantes da equipe, seja com um colega que te auxilia ou com seu gestor. Isso permitirá que as atividades permaneçam alinhadas com as estratégias do período.
8. Faça uma lista de tarefas
Outra prática que pode ajudar neste momento é listar as tarefas do dia. Isso manterá sua determinação e foco em cumprir cada um dos itens.

9. Peça a colaboração
das pessoas que
moram com você

Para quem mora junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre este período. É comum que algumas pessoas não entendam como o home office funciona, por isso é fundamental que converse sobre isso com as pessoas de casa para que evitem pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos.