Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 09 de Março de 2020 às 03:00

Liderança 4.0: mecanismo de alcance de resultados

Coordenadora regionalda Amcham Goiânia
Coordenadora regionalda Amcham Goiânia
Liderar em meio a transformações e da quarta revolução industrial requer adaptações que vão além de implantar processos tecnológicos no ambiente corporativo. É preciso uma mudança de mentalidade e um conjunto de habilidades, técnicas e métodos, que tem como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano nas empresas.
A liderança 4.0 deve estar preparada para lidar com a agilidade das informações, divergências comportamentais, pressão mercadológica e focando em resultados. Tudo isso sem deixar de lado as pessoas, potencializando-as, compreendendo e investindo nas equipes.
Sem bons líderes, se torna difícil atingir os objetivos organizacionais, assim como manter os profissionais motivados. Mas como desenvolver essa liderança? Algumas estratégias são fundamentais nesse aprendizado e aprimoram habilidades de gestão, como incentivar a equipe, papel fundamental do líder para criar um ambiente em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.
Outra estratégia que valoriza o desenvolvimento da liderança é empatia pela equipe. Líderes que não se colocam no lugar dos colaboradores normalmente não conseguem compreender suas angústias ou interesses e, por consequência, não atendem às suas necessidades.
Além disso, descentralizar o poder. Chefes inseguros gostam de manter o comando em suas mãos, então centralizam as demandas e exigem que absolutamente tudo passe por eles. Mas essa não é uma postura adequada. É importante confiar na equipe liderada, atribuindo-lhe responsabilidades.
A comunicação também é fundamental no exercício de liderança. Todo líder precisa se expressar de forma eficaz para engajar e alinhar o time na busca por bons resultados. Uma boa comunicação previne erros, conflitos e outros. Em muitas empresas, os colaboradores não sentem reconhecidos por seus superiores imediatos. De acordo com uma pesquisa da Towers Watson, o desempenho de um profissional aumenta em cerca de 60% quando é reconhecido por seu superior imediato. Assim, um simples elogio pode fazer toda a diferença e inspirar bons resultados para a equipe.
É essencial que o líder seja um exemplo a ser seguido, mostrando, por suas atitudes, como as coisas devem ser feitas. Os profissionais observam suas ações e as replicam, mesmo que de forma inconsciente. Nesse sentido, é cada vez mais determinante que o gestor assuma uma postura exemplar, que abrace os valores da companhia, ouça seus superiores, comprometa-se pessoalmente com resultados e atue com dedicação.
Não se aprende a ser líder apenas ouvindo. É preciso desenvolver um conteúdo que vá além do conhecimento técnico, que o leve a praticar uma nova habilidade, um novo comportamento de forma contínua. Ainda que muitas pessoas tenham aptidão para liderança, essa característica precisa ser constantemente desenvolvida. Assim, será possível construir uma cultura de credibilidade e transparência, capaz de reter talentos e gerar melhores resultados no futuro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO