Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 21 de julho de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
terça-feira, 21 de julho de 2020.

Empresas & Negócios

Compartilhar

Opinião

- Publicada em 03h00min, 02/03/2020. Atualizada em 03h00min, 02/03/2020.

Como traçar um plano assertivo para atingir suas metas?

Luciana Carreteiro fundadora da Kyma Coach - divulgação  Kyma Coach

Luciana Carreteiro fundadora da Kyma Coach - divulgação Kyma Coach


/KYMA COACH/DIVULGAÇÃO/JC
Luciana Carreteiro
Você já deve ter tido a sensação de não ter produzido nada ao longo dia, mesmo realizando várias tarefas, não é mesmo? Esse é um relato muito comum que ouço dos meus clientes. Isso acontece quando não planejamos nossa semana e os eventos acabam preenchendo nosso tempo e temos a sensação de não sermos produtivos, pois não temos uma visão geral de tudo que foi realizado.
Você já deve ter tido a sensação de não ter produzido nada ao longo dia, mesmo realizando várias tarefas, não é mesmo? Esse é um relato muito comum que ouço dos meus clientes. Isso acontece quando não planejamos nossa semana e os eventos acabam preenchendo nosso tempo e temos a sensação de não sermos produtivos, pois não temos uma visão geral de tudo que foi realizado.
Sem dúvidas, parar para refletir sobre onde se quer chegar e quais metas deseja alcançar não é uma tarefa fácil. Isso porque, para nós, é difícil escolher, já que toda escolha é uma renúncia. No entanto, o ideal é não enxergarmos parte dessa decisão como uma perda, pois, aos poucos, com a experiência, aprendemos cada vez mais que essa dedicação se torna um grande ganho.
Após essa conscientização, o primeiro passo é ter mindset de crescimento, acreditar na capacidade para realizar o que deseja. A qualidade dos pensamentos será determinante para desenhar metas. Você tem que querer obter algo a mais do que tem hoje, ambição de ir além e sentir esse estímulo em querer evoluir, seja na vida pessoal ou profissional.
É muito importante sua atitude mental influenciar positivamente e empoderar a superar as limitações. Entendo que normalmente é fácil optarmos por não fazer ou procrastinar a ação, mas se esse comportamento for constante, ele nos distância do objetivo maior, pois a construção da mudança se faz com pequenas atitudes diárias.
Para mudar seus pensamentos, sugiro descobrir e anotar as suas competências e forças, com isso é possível desenvolver seu modelo mental. Feito isso, um dos exercícios mais valiosos que pratico é o Planejamento do Roadmap, que consiste pensar "onde quero estar em 2025?". A partir daí, planejo os objetivos ano a ano, vindo de 2025 até 2020. Esse exercício permite ao indivíduo se projetar no futuro e, principalmente, o convida a fazer escolhas continuamente. Ao contrário, todo planejamento é feito para ser revisitado de tempos em tempos.
Para dar mais vida ao Roadmap, sugiro dividir 2020 em meses - o que deve acontecer de dezembro de 2020 até fevereiro de 2020 (sempre de trás para frente) para alcançar o objetivo de 2021? Em seguida, desenhe as cinco ações do mês de fevereiro que convergem com o objetivo planejado. O intuito é pensar o que devo fazer agora para dar esse primeiro passo em direção a minha meta de 2025.
Lembrando que não estamos falando das "resoluções de final de ano", aquelas que seria bom se tivesse. As metas de longo prazo são o que realmente desejamos alcançar, e isso requer planejamento. Logo, para se ter uma boa meta é preciso ser específico, tão claro que uma criança de 13 anos consiga entender. O ideal é traçar seu objetivo e visualizá-lo, e deixar de lado hábitos que vão na contramão dele. É necessário revisitar seus comportamentos atuais que estão lhe sabotando.
Além do mindset, aqui também entra a disciplina de executar o que se planejou. Como? Não focar somente na meta, mas na disciplina do dia a dia: pense em fazer o seu melhor hoje. Estar disposto e se comprometer com o processo e não com o resultado, pois com consistência você cria hábitos que irão te direcionar no caminho da sua meta. Uma das formas de fazer isso é criar um cronograma semanal.
Toda segunda-feira dedique 30 minutos para planejar a sua semana e certifique-se de incluir seus novos hábitos. Experimente fazer uma tabela simples com no máximo 10 itens que estão ligados à sua meta e avalie-os todos os dias da semana.
Diariamente, coloque um S para "sim" (ou o número 1) e N para "não" (ou o número 0) para se auto avaliar e acompanhar como está caminhando rumo a meta. Seguindo esse planejamento com consistência você vai conseguir alcançar seus objetivos e os dias de procrastinação com certeza ficarão para trás.
Fundadora da Kyma Coach
leia mais notícias de Empresas & Negócios
Comentários CORRIGIR TEXTO