Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 17 de Fevereiro de 2020 às 03:00

Um lar para envelhecer com dignidade

Residente no local há quatro anos, Marta conta que gosta de sair para fazer compras

Residente no local há quatro anos, Marta conta que gosta de sair para fazer compras


MARCO QUINTANA/JC
Eduardo Lesina
Dos cerca de 211 milhões de habitantes no Brasil, 9,2% têm 65 anos ou mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o instituto, até 2060, os idosos representarão 25,4% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, que hoje apresenta 12,2% dos habitantes com idade a partir de 65 anos, a estimativa aponta que o Estado deve chegar, em 2060, a ter 29% de idosos em sua população. Os números apontam para o envelhecimento, mas também evidenciam a necessidade de fomentar e aperfeiçoar o cuidado aos idosos.
Dos cerca de 211 milhões de habitantes no Brasil, 9,2% têm 65 anos ou mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o instituto, até 2060, os idosos representarão 25,4% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, que hoje apresenta 12,2% dos habitantes com idade a partir de 65 anos, a estimativa aponta que o Estado deve chegar, em 2060, a ter 29% de idosos em sua população. Os números apontam para o envelhecimento, mas também evidenciam a necessidade de fomentar e aperfeiçoar o cuidado aos idosos.
Em Porto Alegre, a capital com maior proporção de idosos no País, a Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) é um dos espaços que busca prestar auxílio, serviço e assistência a essas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1931 pelo Rotary Club Porto Alegre, durante esse tempo, sua atuação passou a não somente acolher os residentes - como são chamadas as pessoas que vivem na instituição -, mas também proporcionar uma experiência digna, saudável e com qualidade de vida aos seus moradores.
O processo de admissão na Spaan é realizado através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) de Porto Alegre e também de uma inscrição diretamente com o Rotary.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/206x137/1_mq220120_spaan122-8958134.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e29ff8d4036c', 'cd_midia':8958134, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/mq220120_spaan122-8958134.jpg', 'ds_midia': 'Lar conta com aparelhos de ginástica adaptados,oficinas de artesanato e horta ', 'ds_midia_credi': 'MARCO QUINTANA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Lar conta com aparelhos de ginástica adaptados,oficinas de artesanato e horta ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Atualmente, 132 idosos residem na Spaan, a maioria de mulheres. Fotos: Marco Quintana/JC
Atualmente, 132 idosos residem na Spaan. Divididos em 70% do sexo feminino e 30% do sexo masculino, os residentes ocupam alas separadas para mulheres e homens nos mais de 4 mil metros quadrados de área da instituição. No espaço, a entidade conta com três refeitórios, cozinha e lavanderia industrial, câmara fria e estoque de alimentos, gabinetes médicos, ginecológico, odontológico e psicológico, farmácia, fisioterapia, biblioteca.
Os jardins contidos no espaço da entidade são áreas de lazer, mas também de ocupação, como conta a residente Marta Bokinsky. Há quatro anos na entidade, Marta é independente e conta que, além de mexer nos jardins, gosta de passear e fazer compras - "mas sempre com autorização para sair", brinca .
Durante seus 88 anos de atuação, a Spaan aprimorou sua estrutura e seu atendimento, com o objetivo de ampliar e otimizar a experiência dos idosos na entidade, fortalecendo sua autoestima. Hoje, a casa proporciona atividades de entretenimento, lazer, ginástica adaptada, salão de beleza, artesanato e alfabetização. Ao todo, pouco mais de 50 profissionais atuam na entidade a fim de proporcionar atendimento em tempo integral aos residentes.
"Quando a Spaan foi fundada, não se tinha o caráter de cuidado com a saúde médica que se tem atualmente. Hoje, continuamos a ser uma casa de assistência social, mas que também traz a preocupação com a saúde", conta o vice-presidente da instituição Raul Cohen.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/206x137/1_mq220120_spaan116-8958132.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e29ff8d4036c', 'cd_midia':8958132, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/mq220120_spaan116-8958132.jpg', 'ds_midia': 'Sociedade Porto-alegrense Apoio aos Necessitados (Spaan) ', 'ds_midia_credi': 'MARCO QUINTANA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Sociedade Porto-alegrense Apoio aos Necessitados (Spaan) ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Ambiente tem estrutura para atividades e até horta para cultivo de itens usados na instituição  
Do número total de residentes, 57% deles são acamados de 3º grau, ou seja, pessoas que necessitam de auxílio para todas as suas atividades, como ir ao banheiro ou se vestir. Além de proporcionar uma área de saúde bem estruturada, a entidade também tem uma parceria para responder às questões jurídicas. Através de uma curatela, a instituição é responsável legal pela administração dos bens de 62% dos residentes.
Conforme o vice-presidente da entidade, o aumento no número de pessoas que necessitam da assistência social assusta: "Hoje, a situação de pessoas em vulnerabilidade social se acentuou, em função do crescimento das cidades e do aumento da população, mas a contingência que se tem hoje é, de certa forma, preocupante".
Essa realidade foi um dos fatores que impulsionaram o processo de modernização dentro da instituição. Desde setembro do ano passado, a Spaan passou a realizar um trabalho interno, buscando fazer a instituição não somente mais conhecida, mas que também tenha uma participação mais efetiva por parte das empresas que procuram investir em projetos a exemplo da sociedade. "A Spaan sempre foi pioneira em projetos. Hoje, o mercado já não está fácil, porque passamos a competir com outras entidades que atuam no tema."
Criado em 2011, o Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre é um dos dispositivos utilizados pela Spaan para arrecadar recursos para aprimoramento do trabalho realizado. O fundo, que tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos no desenvolvimento das ações para a população idosa de Porto Alegre, permite que pessoas físicas e jurídicas possam destinar parte do seu Imposto de Renda a projetos como a Spaan.
Além das parcerias e da verbas do fundo, a entidade realiza brechós para a comunidade, vendendo desde roupas até móveis, como forma de angariar fundos. O próximo feirão acontece nos dias 3 e 4 de abril, na sede da Spaan.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO