Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de novembro de 2019.

Jornal do Comércio

Empresas & Negócios

COMENTAR | CORRIGIR

Opinião

Edição impressa de 18/11/2019. Alterada em 18/11 às 03h00min

Autoconhecimento: o princípio da liderança

Adriana Oliveira
Diretora de Recursos Humanos do Mercado Eletrônico
Diretora de Recursos Humanos do Mercado Eletrônico
Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, realizada em 2018, com 1.200 empresários de todo Brasil, mostrou que para liderar uma equipe, o gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. Portanto, uma das habilidades mais importantes para o profissional é o autoconhecimento. Ter consciência a respeito de si próprio contribui para uma gestão mais assertiva, um time mais motivado e, consequentemente, melhores resultados para a organização.
Conseguir ter essa compreensão de si, porém, não é fácil. Além dos pontos fortes, o gestor também precisa ter consciência de suas fraquezas. Ser capaz de avaliar esse conjunto completo de atitudes facilitará o desenvolvimento profissional e aumentará a probabilidade de sucesso nas tomadas de decisões, planejamentos estratégicos e gestão de conflitos.
Neste artigo, proponho uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento na liderança e na gestão de pessoas, além de dar algumas dicas que podem ajudar a impulsionar a sua carreira e desenvolver o autoconhecimento.
Não tenha medo de pedir ajuda: Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar às pessoas da sua equipe ou a colegas de trabalho o que elas pensam ao seu respeito. Isso mostra que você está disposto a tentar enxergar seus pontos de melhoria para aprimorá-los.
Dê feedback: Oferecer feedbacks das atividades desempenhadas pelo time que você lidera contribui para o desenvolvimento de cada um dos profissionais dentro da empresa, inclusive o seu. Essa é uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção.
Reconheça os méritos dos profissionais do seu time: A principal ferramenta de gestão de um líder é saber reconhecer tanto o seu potencial, quanto os dos colaboradores da sua equipe. Isso garante a satisfação profissional e a motivação para gerar mais resultados.
Engaje a sua equipe: Ter colaboradores engajados significa ter uma experiência positiva no dia a dia da empresa. Para isso, ter um ambiente de trabalho agradável é essencial, pois gera menos resistência das pessoas, que tendem a produzir melhor.
Saiba tomar decisões: O autoconhecimento traz confiança, qualidade necessária para liderar e buscar respostas. Com isso, o profissional também passa a perceber se está pronto para alcançar os resultados e, muitas vezes, traz propostas de como melhorá-los.
leia mais notícias de Empresas & Negócios
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia