Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 05 de Agosto de 2019 às 03:00

Intergeracionalidade: um desafio de líderes

Mônica Riffel
O diálogo interativo, a abertura para o outro, a compreensão mútua e a renovação dos espaços de convivência são excelentes indicadores de que a vida pode ser rica e prazerosa, envolvendo todas as gerações.
O diálogo interativo, a abertura para o outro, a compreensão mútua e a renovação dos espaços de convivência são excelentes indicadores de que a vida pode ser rica e prazerosa, envolvendo todas as gerações.
A presença simultânea das gerações, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos permite trocas de energia física, mental e emocional, estabelecendo, ao mesmo tempo, limites e possibilidades de cada um no seu tempo. Mas convém ressaltar que a intergeracionalidade só é possível se cada geração reconhece no "outro" um momento evolutivo e fundamentado na própria existência. Na verdade, a pessoa torna-se multigeracional quando transita por várias gerações que possuem diferentes estilos de vida.
Envolver as diversas gerações em programas de apoio e suporte social leva a pensar, desde muito cedo, na necessidade de preparar crianças, jovens e adultos para conviverem juntos em uma sociedade mais solidária e colaborativa.
Contudo, isso tem sido um grande desafio para as lideranças, especialmente nas empresas. É preciso evitar o isolamento das gerações, os conflitos entre elas, a fim de construir uma cidadania mais real e produtiva, fortalecendo a cultura organizacional e o desenvolvimento dos negócios.
É necessário reconhecer que as gerações constituem-se em espelhos diante das outras, mas que cada uma delas tem seus próprios interesses e maneiras de pensar. Dessa forma, uma metodologia que pode ser adotada no meio corporativo é a Mentoria Reversa, que aproveita a experiência dos maduros para acelerar a caminhada dos mais jovens, e os mais jovens, compartilhando conhecimento, sobretudo sobre o mundo digital.
Consultora em maturidade, co-founder do MaturiLAB
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO