Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 14 de Julho de 2019 às 23:38

Gramado volta às origens para diversificar cardápio para turistas

Turismo, sustentabilidade e história formam o conjunto de atrações do parque Olivas de Gramado

Turismo, sustentabilidade e história formam o conjunto de atrações do parque Olivas de Gramado


CRISTINE PIRES/ESPECIAL/JC
Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre Gramado. Um dos principais destinos turísticos do Brasil e conhecida por eventos consagrados - como o Natal Luz e a Páscoa em Gramado -, a cidade da Região das Hortênsias quer mostrar um lado que os visitantes ainda não conhecem. E esse roteiro leva às origens do município - as localidades de Linha Nova e Linha Bonita, que receberam os primeiros imigrantes e onde o então distrito de Taquara começou a se formar.
Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre Gramado. Um dos principais destinos turísticos do Brasil e conhecida por eventos consagrados - como o Natal Luz e a Páscoa em Gramado -, a cidade da Região das Hortênsias quer mostrar um lado que os visitantes ainda não conhecem. E esse roteiro leva às origens do município - as localidades de Linha Nova e Linha Bonita, que receberam os primeiros imigrantes e onde o então distrito de Taquara começou a se formar.
A Turistur é uma das primeiras empresas a desenvolver uma programação específica para explorar as atrações rurais. O tour Raízes Coloniais é uma verdadeira viagem no tempo, com direito à visitação das casas de famílias italianas que chegaram ao local há muitas gerações. É possível conhecer de perto a arquitetura típica das origens da colonização. "A Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras - onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames -, conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores", diz Amauri Raymundo, guia de turismo da Turistur.
A família Fioreze abre as portas do seu museu particular aos visitantes, que podem conferir peças antigas colecionadas por Nelson Fioreze. No Moinho Colonial Cavichion, outras raridades esperam os turistas. Além de conferir de perto o funcionamento do moinho movido pela força gerada por uma roda d'água, o local conserva equipamentos e ferramentas utilizados pelos colonos em seu trabalho no início do século XX. Nelson Cavichion, proprietário do moinho, conta cada detalhe com o bom humor típico italiano.
Notícias sobre turismo são importantes para você?
O processo artesanal de fabricação da erva-mate e a degustação do chimarrão chama a atenção dos turistas que fazem o tour Raízes Coloniais e visitam também a Fábrica de Erva-mate Marcon. O roteiro se encerra na casa da família Foss, que recepciona os visitantes com a hospitalidade e a música italianas, além de um típico café colonial, com direito a pão assado no forno à lenha.
Também é na Linha Nova, em cima de um cânion, que está o parque Olivas de Gramado, com uma programação diversificada. A culinária dos imigrantes, oferecida no restaurante, ganha um toque especial ao permitir que o próprio visitante colha sua salada na horta orgânica.
"Queremos unir turismo e sustentabilidade", define o diretor do parque, Daniel Bertolucci, que abriu o parque a escolas municipais da região para mostrar a importância da preservação da natureza por meio de projetos de educação ambiental. Em meio a um vale de montanhas, o parque conta com vários tipos de ecossistemas e diversificada flora e fauna nativas. "Está tudo catalogado e identificado de forma a oferecer mais conhecimento sobre a natureza", destaca Bertolucci.
As olivas, claro, tomam conta da paisagem. São 12 mil oliveiras de seis variedades espalhadas pela propriedade, que tem recantos como a fazendinha de minianimais - vacas, pôneis, cavalinhos, cabras, galinhas e ovelhas em tamanho menor têm suas próprias casinhas e proporcionam às crianças e aos adultos a interação com a natureza. Ali, o turista pode conferir, ainda, com requintes de detalhes, como eram as casas dos primeiros imigrantes a chegar na localidade. Também pode percorrer trilhas em meio à Mata Atlântida e fazer um tour rural entre as paisagens naturais e as plantações de oliveira, com direito a paradas em mirantes com vista para paisagens de tirar o fôlego.
Na volta à sede, onde fica o restaurante, o visitante é esperado com um vídeo que conta a história do azeite e da produção de oliva. E os conhecimentos ultrapassam a teoria. Uma degustação sensorial do azeite ensina ao público como reconhecer um produto de qualidade e a apreciar todas as combinações possíveis, com infusões com limão-siciliano, canela e outros condimentos que dão um toque especial ao sabor.

Calendário ganhamais eventos

Amor Gramado - crédito Cleiton Thiele 29_05_2019_Dia dos Namorados - Fonte Eterno Amor. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Amor Gramado - crédito Cleiton Thiele 29_05_2019_Dia dos Namorados - Fonte Eterno Amor. Foto Cleiton Thiele/SerraPress


/CLEITON THIELE/SERRAPRESS/DIVULGAÇÃO/JC
Não será mais preciso ir a Veneza, na Itália, para passear de gôndolas ao som de violinos. No que depender da Gramadotur, essa opção estará disponível, em breve, no Lago Negro, na cidade da Região das Hortênsias. O "Amor Gramado - Onde o amor se encontra", que será anunciado nesta quarta-feira, Dia dos Namorados, entrará para o calendário de eventos turísticos a partir do próximo ano.
O objetivo é aproveitar as características românticas da região para atrair turistas de todo o mundo. "Estamos sonhando longe", diz Edson Humberto Néspolo, presidente da Gramadotur, ao falar das ideias que estão sendo preparadas para a data.
Os apaixonados puderam conferir uma prévia do que os aguardará a partir do ano que vem terão uma pequena mostra. No Dia dos Namorados deste ano, a cidade contou com intervenções artísticas, entregou flores aos visitantes nas ruas, entregues por Flowers Bikes pedalando pelo centro do município. Calçadas e estabelecimentos viraram palco das "Serenatas de Amor", e artistas gramadenses ocuparam papel de cupidos ao declamar poesias nas ruas. A Igreja São Pedro ganhou uma temática especial de amor, literalmente se vestindo para esse dia especial.

Natal Luz passa por mudanças

A programação do principal evento da cidade está completamente reformulada para a temporada deste ano, que acontecerá de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. O lago Joaquina Rita Bier receberá uma nova versão do espetáculo Ilumination, dirigido por Sérgio Korsakoff, que trará, além de um grande concerto com especiais, bailarinos, coral, percussionistas, fogos, águas dançantes e telas de projeção em água com 200 metros quadrados. A história dos moradores de uma bela vila escondida entre pinheiros será contada no show infantil Lenda do bosque de Natal, sob direção de Fabricio Ghomes.
A atração O grande desfile de Natal - A magia de Noel, que terá Davi Souza como diretor artístico, promete emocionar, divertir e encantar com as histórias do nascimento de Jesus e a magia do Papai Noel. Tudo isso com a decoração reformulada por Cláudia Casagrande, que planeja surpresas em cada detalhe decorativo pela cidade. Nas ruas, muitas atrações gratuitas prometem encantar os turistas. O Natal Luz deste ano receberá investimentos de R$ 28 milhões. A pré-venda dos ingressos via agências de turismo já começou e, a partir dos primeiros dias de agosto, deve estar aberta ao público em geral.  

Bier Park celebra a cultura alemã

Não é só a imigração italiana que faz parte das atrações que aguardam os turistas em Gramado. O legado alemão também tem destaque, e ganhou uma nova opção.
O Bier Park, um parque temático dedicado à cultura cervejeira, une gastronomia e entretenimento na Rua Coberta, um dos principais points turísticos. Localizado junto ao Rasen Platz, complexo cervejeiro da Rasen Bier - a primeira cervejaria gramadense -, o parque une história e tecnologia para contar, em uma visita guiada, a história da cerveja.
Logo na entrada, um bárbaro conta os detalhes dos primórdios e a descoberta da fabricação da bebida por sumérios e babilônicos. Representantes dos povos do Egito, Império Romano também dão a sua versão da trajetória do "líquido precioso" pela Europa, que é finalizada com a participação dos monges na Idade Média.
Contando ainda o surgimento da Lei da Pureza, o tour trata dos ingredientes, insumos e parte para a fabricação atual da cerveja em uma simulação de uma fábrica, onde se pode conhecer o malte e lúpulo. Em um andar inteiro de interatividade, o turista pode experimentar a realidade virtual em 3D (VRs), simulador em 4D, informações em monitores com tela touch e ainda um passeio virtual, em uma bicicleta, pelos pontos turísticos de Gramado. No final da visita, o visitante é conduzido ao Rasen Platz para as degustações de cerveja, de acordo com o ingresso adquirido e apenas para maiores de 18 anos.   

Gramadozoo preserva fauna brasileira

Interatividade do programa de Falcoaria faz sucesso entre os visitantes

Interatividade do programa de Falcoaria faz sucesso entre os visitantes


/HALDER RAMOS/DIVULGAÇÃO/JC
Animais da fauna brasileira, que têm a maior biodiversidade do planeta, são a atração do Gramadozoo. Mas não se trata de um zoológico comum. Os 800 animais de 200 espécies que estão ali para receber os visitantes não teriam condições de sobreviver em vida livre. A maior parte deles é de origem do tráfico ou sofreram alguma interferência humana, os demais são nascidos em cativeiro.
Logo na chegada, o turista atravessa um túnel escuro de rochas e é surpreendido por um viveiro que abriga araras, papagaios, mutuns e gralhas. Onças-pintadas, onça-preta e pumas também podem ser vistos à noite, em uma programação especial desenvolvida para observação dos felinos no turno em que mais estão ativos.
Outra opção é o programa de Falcoaria, cuja interatividade faz sucesso entre os visitantes. Os técnicos do parque treinam aves que chegam ao zoo com lesões que as impedem de voltar a viver em seu habitat natural. O programa conta com gavião-carrapeteiro, gavião-carijó, carcará, falcão-quiri-quiri, coruja-suindara e coruja-jacurutu.
"Nas apresentações de falcoaria, explicamos sobre a história de cada animal. São aves que sofreram com a interferência humana. Muitas perderam amplitude e não conseguem mais voar. Outros conseguem voar, mas não conseguiriam sobreviver na natureza", diz o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo. Além do bem-estar animal, as atividades de Falcoaria trabalham a educação ambiental.
Os visitantes podem acompanhar as apresentações com as aves todos os sábados, às 14h30min. O Gramadozoo fica no km 35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h. 

Geo Museu reúne pedras preciosas do mundo inteiro

Geomuseu Gramado - Cristine Pires Especial JC (1)

Geomuseu Gramado - Cristine Pires Especial JC (1)


/CRISTINE PIRES/ESPECIAL/JC
Caracterizada por oferecer sempre novos atrativos para os turistas que a visitam, Gramado conta desde abril com mais uma opção de entretenimento. Trata-se do Geo Museu, que reúne mais de 600 pedras preciosas em um amplo prédio de 3 mil metros quadrados. O espaço foi construído especialmente para o museu, e fica na Avenida das Hortênsias, 5.905. O Geo Museu sucede ao Museu Gramado de Pedras Preciosas, fundado em 2008.
O Geo Museu exibe pedras como ágatas, ametistas, citrinos, turmalinas e opalas, entre outras gemas brasileiras e de outros países, além de exemplares de fósseis. O interesse crescente do público pelo tema, levou os empreendedores a procurarem um local mais amplo, que valorizasse cada peça. Entre as mais fotografadas está um geodo de quartzo ametista procedente do Uruguai, com quatro metros de altura e mais de seis toneladas de peso.
Pedras do mundo inteiro fazem parte do acervo do museu. Além de exemplares obtidos em estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, o espaço conta com pedras vindas da Índia, Uruguai, Paquistão e Indonésia, entre outros. Um dos destaques do Geo é um painel retro iluminado de alabastro-ônix translúcido, medindo sete metros de comprimento e 2,5 metros de altura.