Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 24 de Junho de 2019 às 03:00

Os robôs vão roubar nossos empregos?

Carlo sPeres

Carlo sPeres


DANIEL DEREVECKY/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das maiores preocupações dos tempos atuais é se a tecnologia irá tomar nossos postos de trabalho. De fato, algumas perdas ocorrerão.
Uma das maiores preocupações dos tempos atuais é se a tecnologia irá tomar nossos postos de trabalho. De fato, algumas perdas ocorrerão.
A pesquisa recente da PwC "Will robots really steal our jobs?", que analisa o impacto da automação nos empregos até 2030, mostra que setores como os de serviços financeiros, transportes e construção serão uns dos mais afetados, com o advento, por exemplo, de veículos sem motorista e outros tipos de máquinas autônomas. Porém, dentre tantas discussões e análises, é importante refletirmos também sobre as oportunidades de um mercado cada vez mais robotizado.
Esse mesmo estudo indicou possibilidades que merecem atenção, especialmente para aqueles profissionais que estão começando a construir suas carreiras agora. Um dos destaques é o setor de educação, em um contexto de sociedade mais idosa e rica - até 2023 o PIB (Produto Interno Bruto) global deve crescer US$ 15,7 trilhões (14%) graças à inteligência artificial, segundo a pesquisa Global de Inteligência Artificial da PwC.
Há uma tendência de crescimento na procura por profissionais como professores e coachings, que ajudarão a guiar pessoas com a expectativa de vida cada vez mais alta, muitas querendo começar novas carreiras ou apenas estudar para conseguir realização pessoal na aposentadoria.
A robótica proporcionará muitos empregos também. Algumas atividades vão se relacionar diretamente a essas novas tecnologias, em áreas como Tecnologia da Informação, Análise de Dados e Engenharias, que exigirão maior qualificação e consequentemente contarão com profissionais mais bem remunerados. Mas a maioria das novas vagas apenas resultará do aumento da produtividade, renda e riqueza que essas tecnologias trarão. Deverá ocorrer aumento da demanda por profissionais que prestam serviços pessoais, por exemplo, em limpeza, tarefas domésticas e reparos, personal trainers e também de plataformas digitais que fornecem esses serviços.
Com os rendimentos e lucros mais elevados, o governo também deve se beneficiar do aumento da arrecadação de impostos. Essas receitas fiscais adicionais poderão financiar maiores investimentos em saúde, educação e infraestrutura.
Por outro lado, caberá aos setores governamental e empresarial trabalharem juntos para garantir que o maior número possível de pessoas possa usufruir dos benefícios de uma sociedade mais automatizada, com programas de educação e incentivo para as pessoas de todas as idades se adaptarem às novas tecnologias.
Sócio da PwC Brasil
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO