Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 31 de Agosto de 2018 às 20:16

Maior rede de lavanderias do mundo expande operações no Estado

Diretor de franquias da 5àsec Brasil, Alex Quezada

Diretor de franquias da 5àsec Brasil, Alex Quezada


DANIEL BARRETO/DIVULGAÇÃO/JC
Pedro Carrizo
A rede internacional de lavanderias 5àsec completa meio século neste ano e comemora a posição de maior rede do segmento no mundo, com lojas em 32 países. A primeira loja foi aberta em Marselha, na França. Três décadas depois de sua inauguração, começaram as operações no Brasil. Já são 24 anos de atividades em território nacional e, aproximadamente, 457 unidades espalhadas pelo País, o que coloca a rede de lavanderias entre as 30 maiores franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A 5àsec também ganhou o selo de excelência ABF pelo segundo ano consecutivo.
A rede internacional de lavanderias 5àsec completa meio século neste ano e comemora a posição de maior rede do segmento no mundo, com lojas em 32 países. A primeira loja foi aberta em Marselha, na França. Três décadas depois de sua inauguração, começaram as operações no Brasil. Já são 24 anos de atividades em território nacional e, aproximadamente, 457 unidades espalhadas pelo País, o que coloca a rede de lavanderias entre as 30 maiores franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A 5àsec também ganhou o selo de excelência ABF pelo segundo ano consecutivo.
A marca que amplia suas operações a cada ano planeja crescer ainda mais, principalmente no Rio Grande do Sul. O plano de expansão da maior rede de lavanderias do mundo coloca o Estado como o principal território a ser ocupado por novas lojas, entre o final deste ano e o primeiro semestre do próximo. Para o diretor de franquias da 5àsec, Alex Quezada, novas operações no Estado representam um ganho acima da média nacional para a rede. Atualmente, o Rio Grande do Sul comporta 13 unidades em operação, nove dessas em Porto Alegre.
Empresas & Negócios - Porque o Rio Grande do Sul está entre os principais destinos para expansão da 5àsec?
Alex Quezada - Nós processamos, mensalmente, 22 mil peças em território gaúcho, além de termos uma rotatividade média de 6,5 mil pessoas ao mês, nas lojas em atividade do Rio Grande do Sul. Somente em operações gaúchas o faturamento reflete 3% do ganho total da rede 5àsec no Brasil. Estamos crescendo acima da média nacional no Rio Grande do Sul, o que serve como indicador muito favorável para a abertura de novas lojas. A 5àsec fechou o primeiro semestre de 2018 com um crescimento de 4%, em comparação com mesmo período do ano passado. Usando a mesma comparação, o Rio Grande do Sul atingiu um crescimento de 5,7%. Por isso, junto com o Rio de Janeiro, o estado gaúcho é o que possui as principais oportunidades e, por isso, é o nosso foco de expansão da 5àsec.
Empresas & Negócios - Quantas lojas a rede de lavanderias planeja inaugurar no Estado?
Quezada - Este ano já abrimos uma loja em Bento Gonçalves e mais uma em Porto Alegre, o nono estabelecimento, através do conceito "loja dentro da loja", na rede de supermercados Zaffari. Ainda vamos abrir novas operações nas cidades de Canoas, Santa Maria e Pelotas. Há um potencial de expansão para 25 novas lojas no Brasil, considerando o período que vai até final do primeiro semestre de 2019. A meta é que cinco dessas novas operações sejam no Rio Grande do Sul.
Empresas & Negócios - A ideia da empresa é aumentar suas operações perto de outros serviços domésticos, como redes de supermercados e centro comerciais?
Quezada - Com certeza, essa é uma tendência. Já trabalhamos há algum tempo no Brasil com o conceito "store in store" (loja dentro da loja). Buscamos unificar o local onde se concentram os serviços domésticos, a fim de facilitar a vida dos nossos clientes. No Rio Grande do Sul, a primeira loja nesse conceito foi inaugurada há um mês, em dos supermercados da rede Zaffari. Estamos em reuniões com o Grupo Zaffari, buscando novas parcerias e oportunidades para novas lojas. Porém, não trabalhamos com contratos de exclusividade. Pelo contrário, desejamos que a rede de supermercados queira trabalhar conosco, em razão do padrão de qualidade 5àsec. Fazemos a mesma busca por parcerias com outras redes de supermercados no Brasil.
Empresas & Negócios - Em um cenário econômico desfavorável, como o que nós vivemos no Brasil, as pessoas não tendem a lavar mais roupa em casa?
Quezada - Pelo contrário, pesquisas de mercado indicam que setor de lavanderia vem crescendo no Brasil e, considerado que nosso público alvo está nas classes A e B, quatro fatores contribuem para o crescimento. O primeiro é o aumento na carga de trabalho, tanto para o homem quanto para a mulher, fazendo com que a rotina intensa diminua o tempo para serviços domésticos. O segundo é a dificuldade na contratação de profissionais de limpeza, a partir da PAC das domésticas. Por fim, outro fator que influencia, principalmente nos grandes centros, é a verticalização urbana, ou seja, apartamentos cada vez menores. Em 2010, 3% da população brasileira usava o serviço de lavanderias. Em 2016, o número foi para os 4%, indicou a pesquisa. Ou seja, um acréscimo de 75%. O número de usuários pode parecer pequeno, mas o crescimento é grande.
Empresas & Negócios - Quais são as ações de fidelização do cliente?
Quezada - Para celebrar o meio século de atuação da marca em 32 países, a 5àsec decidiu apostar na campanha "50 anos, 50 prêmios", que vai premiar 50 clientes com um ano de serviços grátis. Também lançamos diversos pacotes para atender demandas específicas dos clientes. Tem pacotes específicos por mês para jogos de cama, camisas sociais, peças do dia a dia, com descontos de até 20% nessa fidelização. Outra ação, essa para atingir público da classe c, é serviço da bag (bolsa), com toda qualidade 5àsec, mas sem passadaria. Esse serviço custa R$ 99,00 e comporta entre 40 e 50 peças.
Empresas & Negócios - Como adequar o mercado de lavanderias às plataformas on-line. Quais as ações da 5àsec nessa direção?
Quezada - Lançamos nossa ferramenta e-commerce, plataforma para pedidos tanto no site quanto no aplicativo. Os clientes da rede já tem a facilidade de solicitar todos os serviços dentro de sua casa, buscamos as peças e depois entregamos conforme o horário disponível de cada um, através do serviço tele entrega. O número de pessoas que acessam o e-commerce da 5àsec ainda é muito pequeno frente ao atendimento nas lojas físicas, mas mesmo assim buscamos a modernização. Nosso público alvo tem 35 anos ou mais. Com o e-commerce, buscamos trabalhar com Geração Y, que usa mais as plataformas virtuais.
Empresas & Negócios - Como adequar o serviço de lavanderia às de economia da água?
Quezada - Nossa preocupação com economia do recurso é contínua e, para isso, novas tecnologias são aliadas. Atualmente, com mesmo gasto água usado para lavar 10 peças de roupa em casa, a 5àsec consegue lavar 50 peças. O resultado vem tanto do aprimoramento das máquinas como também dos produtos químicos usados durante o processo, que faz. Isso é bom meu franqueado e para o meio ambiente.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO