Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 11 de junho de 2019.
Dia da Marinha Brasileira.

Jornal do Comércio

Automotor

CORRIGIR

Indústria automotiva

Alterada em 11/06 às 15h17min

Fabricantes destacam feitos em prol do meio ambiente

Principal objetivo das montadoras é diminuir indicadores ambientais por veículo produzido

Principal objetivo das montadoras é diminuir indicadores ambientais por veículo produzido


FCA/DIVULGAÇÃO/JC
Em cinco de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. É o momento em que muitas empresas aproveitam para divulgar ações de cunho sustentável em suas operações industriais, principalmente aquelas que envolvem diminuição no consumo de energia e água, de emissões poluentes e de geração de resíduos.
A Fiat, em seu polo automotivo de Betim (MG), conseguiu, nos últimos três anos, reduzir a quantidade de resíduo gerado em 12% e o consumo de energia em 23% por veículo produzido. A empresa destinou R$ 96,6 milhões à gestão ambiental dessa planta no biênio passado, incluindo ações de educação ambiental e desenvolvimento de novas tecnologias.
De acordo com Flávia Vilas, coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho do Polo Automotivo Fiat, as unidades operativas da fábrica possuem espaços dedicados a experiências e práticas em gestão ambiental e energia. “O objetivo é propiciar aos funcionários condições de explorarem oportunidades nunca antes percebidas, buscando soluções para o uso racional de energia, redução da geração de resíduos, entre outros aspectos ambientais”, explica.
No Caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, diminuir a “pegada” de carbono nas operações tem sido o foco. Em comparação com 2010, a companhia reduziu em mais de 70% as emissões de CO2 por ano em sua fábrica de Resende (RJ). Outras inciativas passam pelo aumento da reciclagem de resíduos, minimização do consumo de água, além de tratamento integral de efluentes.
Tais avanços foram possíveis em razão dos mais recentes ciclos de investimento da VW Caminhões e Ônibus, que modernizaram a unidade fabril fluminense. “Logicamente, isso tem um custo alto, mas a responsabilidade ambiental é base de toda a nossa operação”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção, Logística e Qualidade da empresa.
CORRIGIR