Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 18 de Abril de 2019 às 03:00

XC90 da Volvo ganha mais uma versão híbrida plug-in

Veículo vem com cabo de 4,5 metros para carregamento doméstico

Veículo vem com cabo de 4,5 metros para carregamento doméstico


VOLVO CARS/DIVULGAÇÃO/JC
Externamente, chamam a atenção as rodas de liga-leve de 22 polegadas, os para-choques exclusivos e a grade preta. Duas novas cores vibrantes marcam a presença do Volvo XC90 T8 R-Design: Passion Red e Bursting Blue.
Externamente, chamam a atenção as rodas de liga-leve de 22 polegadas, os para-choques exclusivos e a grade preta. Duas novas cores vibrantes marcam a presença do Volvo XC90 T8 R-Design: Passion Red e Bursting Blue.
No interior, a exclusividade do modelo aparece em itens como volante e assentos com revestimento em couro e nobuck específicos da versão R-Design. O acabamento exibe detalhes em fibra de carbono no painel de instrumentos e console, assim como tapetes de carpete personalizados.
O conjunto propulsor do SUV é formado de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 320 cv, mais um elétrico de 87 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade. A potência combinada atinge 407 cv, com torque de 640 Nm, permitindo ao veículo acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 5,6 segundos.
O posicionamento da bateria contribui para a dirigibilidade e conforto do veículo. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para passageiros e bagagem (721 litros de capacidade), além de ajudar na distribuição de peso.
O XC90 T8 R-Design vem com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria leva três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, demorando mais tempo.
A transmissão é automática de oito marchas e utiliza tecnologia totalmente eletrônica. Possui função que auxilia na frenagem pelo freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta ao carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato.
O SUV oferece seis modos de condução: Pure (100% elétrico, com autonomia de até 40 quilômetros); Hybrid (alterna os motores buscando a melhor relação entre performance e consumo de combustível), Power (para condução esportiva); AWD (tração nas quatro rodas conforme demanda); Off Road (com assistência de descida e elevação da suspensão em 40 milímetros); e Individual (o motorista define vários parâmetros de rodagem).
A dirigibilidade também pode ser impactada pelo sistema de suspensão por bolsas de ar. Por meio dela, o condutor consegue regular, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso ou a carga do porta-malas.
As tecnologias de automação são um ponto alto do Volvo XC90. O veículo possui assistente de condução que, por meio de sensores e câmeras, monitora as faixas das vias e comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h.
O sistema atua não somente em situações de tráfego urbano intenso, mas também em rodovias. O equipamento auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa.
Seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Apesar de não necessitar de outro veículo à frente como referência, o assistente de condução faz uso das funcionalidades do controle de cruzeiro adaptativo (ACC) para manter a distância do carro adiante ou a velocidade determinada.
Já o "City Safety" de segunda geração entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Em tais circunstâncias, o carro reage para evitar o obstáculo à frente. Esse dispositivo intervém para evitar choques contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, funcionando tanto de dia quanto à noite.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO