Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Agro

- Publicada em 23 de Julho de 2021 às 10:35

AgTech gaúcha cria solução que rastreia cultura de guaraná para Coca-Cola

Todo o cultivo de 350 agricultores que produzem guaraná para a Coca-Cola Brasil já utilizam a tecnologia

Todo o cultivo de 350 agricultores que produzem guaraná para a Coca-Cola Brasil já utilizam a tecnologia


BRUNO ZANARDO/DIVULGAÇÃO/JC
No Amazonas, produtores rurais de guaraná do programa Olhos da Floresta, da Coca-Cola Brasil, passaram a contar com o auxílio de uma plataforma digital, desenvolvida pela AgTech (como são chamadas as startups do agro) gaúcha Elysios para dinamizar a rastreabilidade dos cultivos. Toda a produção dos 350 agricultores familiares que participam do programa de produção da multinacional é destinada para a fabricação de bebidas da empresa.
No Amazonas, produtores rurais de guaraná do programa Olhos da Floresta, da Coca-Cola Brasil, passaram a contar com o auxílio de uma plataforma digital, desenvolvida pela AgTech (como são chamadas as startups do agro) gaúcha Elysios para dinamizar a rastreabilidade dos cultivos. Toda a produção dos 350 agricultores familiares que participam do programa de produção da multinacional é destinada para a fabricação de bebidas da empresa.
“Ao optar pelo uso da tecnologia, o agricultor que cultiva o guaraná passa a trazer todas as atividades do campo para a plataforma digital, gerando evidências para a implementação de um sistema de rastreabilidade e auditoria como fair trade e o sistema de cultivo orgânico. No caso das cooperativas, elas passam a ter uma visão sistematizada de todas as operações de manejo do guaranazal, além de facilitar o gerenciamento e proporcionar engajamento e acesso a mercados premium”, afirma o agrônomo e especialista em Agricultura Sustentável para o Amazonas da Coca-Cola Brasil, João Carlos Jr.
“Escolhemos o aplicativo Demetra porque ele não precisa de muita internet e tem a facilidade de funcionar off-line. É uma vantagem porque nossos produtores têm internet rural via satélite, que nem sempre é boa. Além disso, a startup se dispôs a adequar a plataforma às nossas necessidades, especialmente quanto à rastreabilidade. Nós já fazemos esse processo com o uso de planilhas e a partir de uma expertise própria, mas precisava ser aperfeiçoado. O Demetra vai facilitar esse trabalho, já que nossos processos vão desde a propriedade até a fábrica e as distâncias são imensas”, explica Eduardo Trevisan Gonçalves, gerente de projetos do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). A organização não governamental (ONG) é parceira da Coca-Cola Brasil no programa, que iniciou em 2016 e atua em 14 municípios.
A tecnologia compartilhada e de fácil acesso do Caderno de Campo Digital - Demetra foi desenvolvida pela Elysios Agricultura Inteligente, AgTech que utiliza inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (5g) para oferecer soluções de inteligência em horticultura de precisão. Ao registrar as atividades do dia a dia da propriedade no aplicativo, o produtor passa a ter facilidades como o controle preciso das ações e processos que precisam ser realizados, até mesmo o uso de insumos. Informações que, reunidas, podem auxiliar o trabalho do técnico agrícola e na tomada de decisão, com consequente ganho de produtividade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/23/206x137/1_fernando_rauber_albe___elysios2-9368553.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60fac1be44f26', 'cd_midia':9368553, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/23/fernando_rauber_albe___elysios2-9368553.jpg', 'ds_midia': 'Produção de guaranás da Coca-Cola Brasil utiliza tecnologia desenvolvida por AgTech gaúcha que permite auditoria e rasrteabilidade no cultivo', 'ds_midia_credi': 'Fernando Rauber Albé/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Produção de guaranás da Coca-Cola Brasil utiliza tecnologia desenvolvida por AgTech gaúcha que permite auditoria e rasrteabilidade no cultivo', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '419', 'cd_midia_h': '310', 'align': 'Left'}
“Nossas ferramentas são desenvolvidas e constantemente aperfeiçoadas a partir das necessidades dos usuários. Elas atendem tanto o grande produtor, quanto a agricultura familiar, desde aquele produtor que está dando os primeiros passos com a tecnologia no meio rural. Ampliar a nossa atuação até os guaranazais do Amazonas é prova de que a tecnologia, assim como a agricultura sustentável, está ao alcance de todos e transpõe qualquer barreira. É viável e de baixo custo”, afirma Frederico Apollo Brito, CEO e fundador da startup, que tem expertise em culturas diversificadas, como morangos, uvas, tomates e folhosas, e atua em parcerias com cooperativas e agroindústrias. A plataforma contabiliza mais de 1.300 usuários ativos, 14 mil hectares digitalizados e 4,5 milhões de toneladas de alimentos rastreados.
Aos 25 anos, o jovem CEO da startup, que ao lado de colegas de faculdade criaram a Elysios há apenas 4 anos, comemora a escolha da plataforma Demetra, que já vem sendo utilizada, inicialmente, por um grupo de 30 produtores em cultivos de guaraná.
“Nosso objetivo sempre foi facilitar a inclusão dos produtores nos processos digitais de produção de alimentos para oferecer maior segurança e rastreabilidade. Por exemplo, através da comprovação da rastreabilidade de cultivos sustentáveis na Amazônia Brasileira, os produtores têm uma alternativa de renda sem agredir o meio ambiente, sem desmatamento e assim com potencial de expandir a comercialização de produtos da Amazônia para o mercado mundial”, lembra Frederico.
O consultor Raimundo Brasil de Souza, que atua diretamente com os produtores rurais, conta que já observa o registro das atividades do dia a dia da propriedade, no aplicativo. Os resultados ficarão mais evidentes ao final do ciclo. “O produtor aqui, em geral, não tem a cultura de anotar podas, gastos, aplicação de repelente natural e nem contabilizar a safra. O fato de ver que gastou certa quantia em uma safra e que na outra gastou menos, já é uma forma de se organizar. Com o Caderno de Campo Digital podemos planejar todo o manejo, como a limpeza no guaranazal e também a colheita”.
Os primeiros resultados também revelam o engajamento dos jovens, o interesse pela novidade está sendo considerado uma grata surpresa. “Mesmo quem mora no interior da Amazônia quer ter acesso a aplicativos e tecnologia, os jovens no meio rural têm facilidade em aprender e estão buscando alternativas. Ajudam os mais velhos e, ao mesmo tempo, os dados estão sendo imputados na plataforma. É um grande desafio, porque estamos lidando com produtores muito humildes e a pandemia dificulta os treinamentos, mas, aos poucos, conseguiremos estender para todos os produtores. A nossa estratégia de expansão passa pelos filhos”, revela Gonçalves.
Souza complementa: “Alguns não sabiam nem quantos pés de guaraná têm na área de produção. Hoje, já perguntam do espaçamento, começam ter noção e isso é importante, também, para a continuidade da atividade, a sucessão no campo”.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO