Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Agro

- Publicada em 15 de Julho de 2021 às 15:24

Média de produtividade da soja no RS foi de 57,2 sacas por hectare

Maior produtividade do Rio Grande do Sul foi de 122 sacos por hectare

Maior produtividade do Rio Grande do Sul foi de 122 sacos por hectare


WENDERSON ARAUJO/CNA/DIVULGAÇÃO/JC
O Sistema Farsul e a Fundação Pró-Sementes divulgaram, nesta quinta-feira (15), o resultado dos Ensaio de Cultivares em Rede - ECR da safra de soja 2020-2021. O principal objetivo da rede experimental de soja é fornecer informações adicionais aos produtores e assistência técnica. O levantamento aponta um potencial produtivo de até 122 sacos por hectare (scs/ha), enquanto a média do Estado está em 57,2 scs/ha.
O Sistema Farsul e a Fundação Pró-Sementes divulgaram, nesta quinta-feira (15), o resultado dos Ensaio de Cultivares em Rede - ECR da safra de soja 2020-2021. O principal objetivo da rede experimental de soja é fornecer informações adicionais aos produtores e assistência técnica. O levantamento aponta um potencial produtivo de até 122 sacos por hectare (scs/ha), enquanto a média do Estado está em 57,2 scs/ha.
Na safra 2020/2021, os ensaios foram conduzidos em 11 municípios, dentro das três microrregiões sojícolas no Estado. A pesquisa foi realizada em Pelotas, Cachoeira do Sul, Cacequi, São Gabriel, Bagé, São Luiz Gonzaga, Júlio de Castilhos, Santo Augusto, Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Vacaria em duas épocas de semeadura. Foram avaliadas 39 cultivares definidas pela maior representatividade de hectares aprovados para produção de sementes e que são indicadas pelo Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Rio Grande do Sul.
Segundo a Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, as condições climáticas na safra 2020/2021 foram bem variáveis no Rio Grande do Sul, mas de modo geral foi um bom ano para a sojicultura no Estado, tendo em vista que os modelos climáticos estimavam baixos índices pluviométricos ao longo do desenvolvimento da cultura. Os meses de novembro, fevereiro e abril foram meses de pouca chuva, o que prejudicou o estabelecimento dos ensaios em algumas regiões como Bagé, Cachoeira do Sul, Cacequi e São Luiz Gonzaga e no estágio de maturação, enchimento de grãos em materiais de grupo de maturação mais longos nas regiões mais frias como Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Vacaria.
Na microrregião 101, a maior produtividade ficou com a cultivar 95R90IPRO, com 122 scs/ha na segunda época de semeadura nos ensaios de Pelotas. Na primeira época, o destaque foi a 95R51 com 109 scs/ha em São Gabriel. Na microrregião 102, a Neo 610 IPRO atingiu 122 scs/ha, em Santo Augusto, na primeira época. Na segunda época, o primeiro lugar ficou com a cultivar BRS 5804, mas com produtividade de 103 scs/ha, em Passo Fundo. Na microrregião 103, três cultivares dividiram a primeira colocação, BRS 5804 RR, DM 57I52RSF IPRO, ambas na primeira época, e DM 5958 RSF IPRO, segunda época, com 85 scs/ha, em Vacaria. Todos resultados são relativos ao ciclo precoce.
Para exemplificar a importância da escolha, Kassiana usou Passo Fundo como exemplo. A diferença de produtividade entre as cultivares de maior e menor rendimento foi de 27 scs/ha. Com um preço médio de R$ 150,00 por saco de soja, a definição pode significar R$ 4.050,00 de impacto nos rendimentos do produtor.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, garantiu a continuidade dos ensaios em razão da sua importância para a agricultura gaúcha. "Fazemos um esforço todos os anos e continuaremos fazendo, pois esta é uma das melhores ferramentas que temos para decidir o que fazer em relação a soja no Rio Grande do Sul", avalia.
O vice-presidente da Farsul e coordenador da Comissão de Grãos da Federação, Elmar Konrad, destacou a publicação que traz os resultados como uma importante ferramenta de auxílio ao produtor. "A informação das diferenças entre uma cultivar e outra traz um resultado tão igual a lucratividade de uma lavoura", define.
O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, avalia o estudo como "absolutamente fundamental na vida de qualquer produtor de soja no Rio Grande do Sul". Ele lembra que a pesquisa não se trata de uma definição entre sementes comercializadas no estado. "Não existe o melhor ou pior material para o estado, existem diversos materiais para variadas regiões. Isto (a publicação) hoje é um guia para definir as genéticas", explica.
O diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien, lembrou da parceria entre a Fundação e a Farsul que supera uma década e reforçou a importância dos patrocinadores para a realização e aprimoramento da pesquisa. "Que possamos continuar cada vez mais continuar trazendo informações e aprimorando. Nosso objetivo é ir sempre aperfeiçoando o trabalho", revela.
Konrad também destacou a participação de novos patrocinadores que se uniram ao Senar-RS no financiamento dos estudos. Pela Bayer, o gerente regional, Marcos Puhlmann, ressaltou não apenas a participação na pesquisa, mas também o momento atual da agricultura. "Estamos felizes em estar aqui justamente nesta safra que vai marcar a história do Rio Grande do Sul", comemora. O gerente executivo de Seguros Rurais da BrasilSeg, Daniel Nascimento, lembrou da posição da empresa em relação ao agronegócio e do seu papel no levantamento. "É sempre um prazer contribuir para a agricultura do Brasil e, em especial, aqui do estado", afirma.
O Ensaio
O Ensaio de Cultivares em Rede - ECR reúne dados sobre o desempenho de diferentes cultivares nas principais regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul. Ele vem sendo realizado há mais de uma década pelo Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes.
Como os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme, em todos os locais, permite ao usuário da informação uma melhor visualização do conjunto de cultivares indicadas para a sua região, contribuindo assim para que alcancem maior lucratividade no negócio. Outro fundamento importante é o compromisso em disponibilizar os resultados o mais cedo possível, permitindo assim, em tempo hábil, auxiliar na tomada de decisão para a escolha da cultivar a ser plantada na safra seguinte.
Os resultados de todos os Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta nos sites da Farsul (www.farsul.org.br) e Fundação Pró-Sementes (www.fundacaoprosementes.com.br). Além disso, o Sistema Farsul distribui aos Sindicatos Rurais a publicação impressa dos resultados a cada safra.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO