Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 04 de junho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Am�rica Latina

Not�cia da edi��o impressa de 05/06/2018. Alterada em 04/06 �s 23h01min

Chanceler brasileiro defende suspens�o da Venezuela da OEA

O ministro das Rela��es Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, defendeu ontem a suspens�o da Venezuela da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA), caso o governo de Nicol�s Maduro continue a violar os preceitos da Carta Democr�tica Interamericana. Ferreira ressaltou que a press�o internacional � insuficiente para solucionar a crise venezuelana, o que s� poder� ser alcan�ado por meio da mobiliza��o dos venezuelanos e da organiza��o da oposi��o.
O ministro brasileiro disse que a Venezuela subscreveu a Carta livremente e est� sujeita a seus princ�pios. "Isso n�o pode ficar letra morta. Na medida em que a Venezuela descumpre esse compromisso, que � fundamental, n�o h� alternativa a n�o ser a suspens�o", declarou em Washington, onde participa da assembleia geral da OEA. A crise pol�tica e humanit�ria no pa�s � o principal tema de debate do encontro.
A expectativa � de que os chanceleres aprovem uma resolu��o exigindo o retorno da democracia na Venezuela, a liberta��o de todos os presos pol�ticos, o respeito � divis�o entre os poderes e a permiss�o de entrada de ajuda humanit�ria no pa�s. Fontes diplom�ticas da OEA interpretaram a decis�o do governo de libertar 79 presos pol�ticos como uma tentativa de Maduro de amenizar a press�o sobre seu governo e reduzir o apoio � proposta de resolu��o que exige o restabelecimento da democracia. Para ser aprovado, o projeto precisa de 18 dos 34 votos da organiza��o.
Em fevereiro, a OEA condenou a antecipa��o das elei��es presidenciais na Venezuela com 19 votos. Foi uma das primeiras derrotas do regime na organiza��o, que conta com o apoio de grande parte dos pa�ses do Caribe, gra�as � entrega de petr�leo a pre�os subsidiados.
O comportamento de Caracas, por�m, indicou que h� uma eros�o do suporte a Maduro. O representante do pa�s se op�s � inclus�o do debate na pauta da assembleia geral, mas n�o pediu que houvesse vota��o. Com isso, o tema foi aprovado por aclama��o.
O governo dos EUA tamb�m se manifestou. O secret�rio de Estado Mike Pompeo disse que a Venezuela est� em um processo de "desmantelamento em grande escala" da democracia. Em suas declara��es, condenou novamente a elei��o do m�s passado, na qual Maduro voltou ao poder, qualificando-a como uma "farsa".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia