Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 04 de junho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Combust�veis

Not�cia da edi��o impressa de 05/06/2018. Alterada em 04/06 �s 23h00min

Entidades pedem retomada da mistura de 10% do biodiesel

As principais entidades do setor de biodiesel do Brasil encaminharam � Ag�ncia Nacional do Petr�leo, G�s Natural e Biocombust�veis (ANP) pedido para que a mistura obrigat�ria de 10% do combust�vel ao diesel de petr�leo seja retomada no Pa�s. A libera��o da mistura e do uso do diesel 100% mineral para o abastecimento em postos foi autorizada pela ANP em 24 de maio para minimizar a crise de abastecimento de ve�culos causada pela greve de caminhoneiros.
No documento, a Associa��o Brasileira das Ind�strias de �leos Vegetais (Abiove), a Associa��o dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e a Uni�o Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) dizem que "compreendem que as paralisa��es de caminhoneiros e as dificuldades de abastecimento de combust�veis produziram grandes dificuldades para a continuidade das retiradas de biodiesel das usinas".
No entanto as associa��es sustentam que o movimento nas rodovias terminou e que "as condi��es para o restabelecimento das retiradas pelas distribuidoras j� est�o presentes, pois as vias de acesso est�o liberadas desde o dia 31 de maio de 2018".
As tr�s entidades relatam perdas di�rias de R$ 43 milh�es s� com o biodiesel n�o entregue para a mistura obrigat�ria e informa que a n�o retirada de biodiesel "tamb�m interrompe a produ��o de farelo e de �leo de soja com a limita��o da capacidade de armazenagem desses produtos".
"Portanto � urgente a retomada da mistura obrigat�ria de biodiesel e as retiradas de produto das usinas para que as cadeias produtivas de prote�nas animais n�o sejam prejudicadas com a falta de farelo de soja, ingrediente essencial para a formula��o de ra��es", dizem as entidades.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia