Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 04 de junho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Combust�veis

Not�cia da edi��o impressa de 05/06/2018. Alterada em 04/06 �s 23h00min

Petrobras aceita discutir revis�o do reajuste di�rio da gasolina

Assim como ocorreu com o g�s de cozinha e o diesel, a Petrobras sinalizou ao governo que aceita debater a revis�o da pol�tica de reajuste di�rio do pre�o da gasolina, desde que a cota��o internacional do combust�vel continue a servir de refer�ncia para o pre�o no mercado interno. Outra condi��o, segundo pessoa pr�xima �s negocia��es, � que a estatal seja protegida contra importa��es caso o pre�o no exterior fique mais baixo do que o praticado no Brasil.
A Petrobras vem sendo ouvida pelo governo, informalmente, sobre o tema, subsidiando com informa��es os t�cnicos que participam das conversas. Segundo fonte, a avalia��o � que a mudan�a n�o representaria uma novidade total na pol�tica da empresa, j� que o pre�o do g�s de cozinha residencial, desde janeiro deste ano, passou a ser atualizado trimestralmente, em vez de mensalmente.
A refer�ncia continuou a ser o pre�o do butano e propano comercializado no mercado europeu, mas o per�odo de apura��o das cota��es internacionais e do c�mbio levado em conta para o reajuste passou a ser a m�dia de 12 meses anteriores, e n�o mais a varia��o mensal.
No caso do diesel, o pre�o foi congelado por 60 dias, medida poss�vel pelo subs�dio dado pela Uni�o ao desconto de R$ 0,46 no litro do combust�vel. Nesse caso, para evitar distor��es entre o pre�o do mercado interno e o combust�vel importado, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou a cria��o de um imposto de importa��o, a ser corrigido diariamente para compensar eventuais diferen�as. Uma medida similar teria que ser tomada caso a revis�o no pre�o da gasolina deixe de ser di�ria.
Na sexta-feira, dia 1, o Minist�rio de Minas e Energia afirmou, em nota, que seria criado um grupo de trabalho, em conjunto com a ANP (Ag�ncia Nacional de Petr�leo) e t�cnicos do Minist�rio da Fazenda, para discutir uma nova pol�tica de reajustes. Havia uma reuni�o sobre o tema marcada para ontem, mas esta n�o ocorreu.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia