Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 04 de junho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Ind�stria

Not�cia da edi��o impressa de 05/06/2018. Alterada em 04/06 �s 23h01min

Faturamento industrial brasileiro cresceu 1,5% em abril, aponta CNI

O faturamento da ind�stria aumentou 1,5% em abril na compara��o com mar�o, informou a Confedera��o Nacional da Ind�stria�ontem, por meio do relat�rio Indicadores Industriais. O dado � referente � s�rie livre de influ�ncias sazonais. Com esse resultado, o indicador de faturamento industrial fechou o quadrimestre (de janeiro a abril) com alta de 6,9% na compara��o com o mesmo per�odo do ano passado. Em termos reais, o faturamento atual � 12,2% superior ao registrado h� 12 meses.
"Os Indicadores Industriais de abril indicam que a ind�stria retomou sua recupera��o, embora esse processo seja lento e ainda esteja longe de ser conclu�do", diz um trecho do relat�rio. Ainda de acordo com a pesquisa, as horas trabalhadas na produ��o tamb�m aumentaram 2,2% em abril, ap�s uma sequ�ncia de duas quedas consecutivas, em fevereiro e mar�o. A utiliza��o da capacidade instalada ficou praticamente est�vel em 78%, com leve recuo de 0,1 ponto percentual em abril na compara��o com mar�o. Conforme a CNI, a utiliza��o m�dia da capacidade instalada no primeiro quadrimestre � 1,2 ponto percentual superior � do mesmo per�odo de 2017.
J� o emprego na ind�stria cresceu 0,1% em abril na compara��o com mar�o, na s�rie dessazonalizada. Foi o oitavo m�s consecutivo de crescimento do emprego, que registra uma expans�o de 0,7% no primeiro quadrimestre na compara��o com o mesmo per�odo de 2017.
A massa real de sal�rios caiu 0,4%, e o rendimento m�dio real dos trabalhadores tamb�m diminuiu 0,4% em abril frente a mar�o, na s�rie dessazonalizada. Segundo a CNI, o resultado mostra "que o mercado de trabalho ainda segue em fase de ajustes". Apesar disso, na compara��o do primeiro quadrimestre com o mesmo per�odo de 2017, a massa real de sal�rios aumentou 1,8%, e o rendimento m�dio real do trabalhador subiu 1,1%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia