Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 03 de junho de 2018.
Dia Mundial do Administrador de Pessoal.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Paralisa��o

Not�cia da edi��o impressa de 04/06/2018. Alterada em 03/06 �s 21h09min

Entidades solicitam aux�lio do Estado para minimizar preju�zos

Jefferson Klein
Sob o argumento de minimizar os prejuízos ao Rio Grande do Sul com a greve dos caminhoneiros, Federasul e Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) enviaram uma carta ao governador José Ivo Sartori propondo algumas medidas que podem ser tomadas. Uma delas é a prorrogação do prazo de vencimento de todos os tributos estaduais por 12 dias, principalmente o ICMS, o ICMS devido por substituição tributária e o Diferencial de Alíquotas do ICMS, pois as empresas sofreram graves perdas no fluxo de caixa de seus negócios
A presidente da Federasul, Simone Leite, alerta que outra preocupação do setor empresarial é quanto às notas fiscais em trânsito. A dirigente explica que muitas mercadorias saíram das companhias, chegaram nos depósitos, mas não deixaram esses locais para seguirem até o destino final. Sendo assim, é preciso dilatar o prazo das notas fiscais dessas mercadorias. Também foi pedido a Sartori que o governo do Estado interceda junto ao federal para que o pagamento do simples nacional seja prorrogado pelo mesmo período do ICMS, para garantir a saúde financeira das empresas.
Simone ressalta que principalmente os prestadores de serviços e o comércio sofreram prejuízos com a greve dos caminhoneiros. "Uma venda que não é feita, muitas vezes não vai ser feita no dia seguinte, o mesmo acontece com um almoço que deixou de ser servido", argumenta a dirigente. Já na indústria, reforça a empresária, o impacto consiste nas várias horas de produção interrompida.
Porém, Simone diz que é possível observar a retomada. "O final de semana serviu para as pessoas colocarem combustível em seus carros, para abastecer as empresas e recomeçar a partir desta segunda-feira", afirma. O presidente da AGV, Ricardo Diedrich, concorda que a greve foi muito prejudicial para as vendas do comércio. "Foram dias com as pessoas paradas, sem motivação para consumir", enfatiza o dirigente. Diedrich acredita que a partir desta semana a situação para o varejo começará a entrar na normalidade. Contudo, o presidente da AGV alerta que as perdas causadas com os reflexos da paralisação dos caminhoneiros são irrecuperáveis e o importante é pensar no futuro. Diedrich projeta que o Dia dos Namorados servirá como uma alavanca para acelerar a recuperação.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia