Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 03 de junho de 2018.
Dia Mundial do Administrador de Pessoal.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Inova��o

Not�cia da edi��o impressa de 04/06/2018. Alterada em 03/06 �s 22h27min

Banrisul aceitar� dep�sito de cheques pelo celular

Tecnologia de captura de imagem ser� adicionada ao aplicativo mobile

Tecnologia de captura de imagem ser� adicionada ao aplicativo mobile


/ATOS/DIVULGA��O/JC
Em algumas semanas, os correntistas do Banrisul pessoa f�sica ou jur�dica n�o precisar�o ir at� a ag�ncia para fazer o dep�sito de cheques. Isso porque, uma tecnologia de captura de imagem, que imita a vis�o humana, ser� adicionada ao aplicativo mobile banking da institui��o financeira ga�cha.
A ferramenta identifica cautelosamente elementos do pagamento e permitir� a compensa��o digital, diretamente no smartphone ou tablet. "Foi um produto feito especificamente para o Banrisul usando algumas das tecnologias mais inovadoras do mercado, como computer vision", explica o diretor de Mercados da Atos, Ricardo Munhoz.
Os especialistas da Atos trabalharam nesta tecnologia de vis�o por computador (computer vision), ci�ncia que combina diversas t�cnicas que foram transformadas em algoritmos para permitir que um celular ou tablet tenha capacidade de reconhecimento similar � humana. O objetivo foi permitir que as pessoas pudessem depositar cheques instantaneamente sem precisar fazer uma foto. O usu�rio tamb�m n�o precisa ter o trabalho de mirar documento, pois o software instalado no smartphone reconhece o cheque.
A solu��o captura a imagem do documento em v�rias etapas, realizando simultaneamente verifica��es de seguran�a para que todos os crit�rios de qualidade e detec��o do cheque sejam atendidos, evitando que o dep�sito seja recusado pelo sistema. "O usu�rio tem a seguran�a de que as informa��es s�o reais e o banco, por sua vez, tamb�m tem um conjunto de aplica��es que fazem compensa��o do documento automaticamente", explica o gestor. A atualiza��o � suportada pelos sistemas iOS e Android.
Munhoz comenta que esse tipo de ferramenta vai facilitar muito a vida dos estabelecimentos comerciais, que recebem diversos cheques por dia e poder�o at� negociar com o banco a antecipa��o de alguns valores em fun��o da agilidade criada. "Quanto mais seguro for esse processo, mais f�cil ser� para o banco oferecer servi�os agregados no futuro", destaca.
A Atos e o Banrisul s�o parceiros h� mais de 10 anos. Atualmente, a empresa de tecnologia � respons�vel por todas as solu��es de gest�o de documentos atrav�s do uso de imagem, desde a aquisi��o de documentos pessoais necess�rios para a abertura de conta-corrente, contratos de c�mbio com assinatura digital.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia