Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 03 de junho de 2018.
Dia Mundial do Administrador de Pessoal.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 04/06/2018.
Alterada em 03/06 �s 20h33min
COMENTAR | CORRIGIR

A cidade do futuro j� est� em constru��o

Plano urban�stico estabelece limite de popula��o para capital chinesa

Plano urban�stico estabelece limite de popula��o para capital chinesa


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC

Uma nova e impressionante cidade está sendo construída a cerca de 100 km de distância de Pequim. O termo "nova" não se refere apenas ao fato de ser uma cidade realmente criada do zero. Já em obras, e celebrada desde agora como a cidade do milênio, a Nova Área de Xiongan é, de acordo com governos de diferentes países, a mais perfeita visão do que devem ser as cidades do futuro. Além de recursos de dezenas de empresas e do governo Xi Jinping, participam do projeto investidores, profissionais e governos do Reino Unidos, Itália e Singapura, entre outros.
As obras não se destinam a erguer, entre Pequim e Tianjin, uma simples e pequena cidade ou uma vila futurística na província de Hebei. A cidade inteligente e sustentável é de um tamanho surpreendente: terá, entre áreas construídas e naturais, 1,7 mil quilômetros quadrados (maior do que a cidade de São Paulo, com cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados).
E antes que digam que o projeto é visionário demais e que não sairá do papel, vale ressaltar que Xi Jinping não está sozinho nesta empreitada. Definitivamente, não é nenhum delírio futurista - tanto que foi atestado como maior projeto atualmente em construção no mundo pela embaixadora do Reino Unido na China, Barbara Woodward, em evento na semana passada, em Pequim. E as obras já começaram.
"Não é por nada que esta cidade inteligente está recendo bilhões em recursos de investidores de Canary Wharf (centro financeiro de Londres). Será, com certeza, um exemplo e piloto para projetos futuros de smart cities em diferentes nações", elogiou a diplomata britânica.
E por que a cidade é chamada de inteligente e sustentável? Vamos começar por algumas das informações mais simbólicas. Primeiro porque será abastecida com 100% de energia renovável e nenhum carro que consuma combustíveis fósseis poderá circular por ali. O segundo dado que revela a "inteligência" da cidade é que toda ela está sendo construída com um planejamento em círculos de interesse/necessidades. Por exemplo: os moradores terão acesso a tudo que for prioridade a uma distância máxima percorrida a pé de até 15 minutos, o que inclui escolas, serviços de saúde e centros comerciais. Com isso, se evitará grandes deslocamentos. Neste trajeto máximo de 15 minutos também haverá parques e grandes áreas de lazer.
O verde, por sinal, predominará na cidade. Dos 1,7 mil quilômetros quadrados de área total, 70% será de áreas verdes e água (leia-se Lago Bayiangdian, um dos maiores da China). E, apesar da presença do grande lago, para preservá-lo, a cidade toda terá sistemas de captação de água da chuva (das ruas aos prédios). A cidade também terá conexão de internet de altíssima velocidade e um sistema de "Big Data", grande conjunto de dados armazenados, que irá gerenciar automaticamente toda a área urbana, como energia, transporte e segurança pública.
A nova cidade é parte fundamental de recente plano urbanístico aprovado pelo governo, que determinou que a capital chinesa, hoje com cerca de 21,5 milhões de habitantes, não ultrapasse 23 milhões. Mesmo com elevado número de habitantes, porém, vale ressaltar que o trânsito em Pequim flui muito melhor do que em cidades com São Paulo e até mesmo Porto Alegre. A meta de controle é justamente manter a qualidade.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, serão deslocados para lá serviços que não são essenciais para a administração pública, como parte do setor financeiro, universidades, centros de pesquisa empresariais e outros. Para isso, Pequim terá uma conexão (física) de alta velocidade com a cidade da nova Era, com é chamado o projeto. "Teremos um trem que alcançará 150 quilômetros por hora, ligando Pequim à Nova Área de Xiongan em 20 minutos", ressaltou Wang Yi.
Quando tudo isso estará pronto? Em um futuro não muito distante: a meta é ter boa parte concluída até 2025 e praticamente tudo pronto em 2035. Na metade do século 21 a cidade que marcará este século já será uma realidade plena, assegurou Wang Yi. Como tudo isso será possível? Com recursos pesados do governo da China, de empresas e de outros países. A estimativa extraoficial, feita pelo banco Morgan Stanley, é que a Nova Área de Xiongan mobilize até US$ 379 bilhões em suas primeiras etapas.
Veja mais detalhes do projeto e assista abaixo ao vídeo que apresentou o projeto à comunidade internacional.

Tecnologia, urbanismo e sustentabilidade em 1,7 mil quil�metros quadrados

A meta � ter uma cidade com intera��o humana-ambiental harmoniosa. Uma das prioridades � a prote��o ecol�gica. Dos 1,7 mil quil�metros quadrados, a �rea total de terreno de constru��o ser� de aproximadamente 530 quil�metros quadrados.
Cerca de 10% das terras da nova �rea estar�o sob prote��o permanente e densidade populacional n�o ser� superior a 10 mil pessoas por quil�metro quadrado. A ideia � ter um novo padr�o para o desenvolvimento urbano-rural.
O governo ressalta que o trabalho de restaura��o ecol�gica ser� iniciado no lago Baiyangdian, incluindo a recupera��o da �rea do lago em 360 quil�metros quadrados. A atual polui��o ser� tratada e a taxa de cobertura florestal aumentar� de 11% para 40% (o projeto prev� 8 milh�es de �rvores na cidade).
A nova �rea tamb�m ter� como foco o desenvolvimento coordenado da economia real, inova��o tecnol�gica, finan�as e recursos humanos. Entre as ind�strias que para l� est�o migrando h� empresas de intelig�ncia artificial, biotecnologia, desenvolvimento de novos materiais e agricultura ecol�gica.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.