Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 05 de junho de 2018.
Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 06/06/2018. Alterada em 05/06 às 21h55min

A dragagem do Dilúvio

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Em pouco mais de 20 dias, duas dragas já retiraram 80 toneladas de materiais do Arroio Dilúvio. E isso só no trecho entre as ruas Silva Só e São Vicente. Desde novembro de 2016, o arroio não passava por dragagem para combater o assoreamento. Foram "resgatados" 50 pneus, além de material orgânico, bolas de futebol, recipientes plásticos, roupas etc.

Por falar em lixo...

...recicla-me ou te devoro. O Brasil recicla apenas 2% do seu lixo, enquanto a Alemanha atingiu 70% e Portugal 60%, e isso em 15 anos. E Portugal não tem nenhum lixão, como informa o consultor ambiental Beto Moesch. A questão será discutida dias 10 e 11 no seminário Cidade bem tratada, no auditório do Ministério Público. Moesch coordena o evento.

Motéis dos namorados

A Associação Brasileira de Motéis calcula que o setor terá acréscimo de 20% na ocupação no Dia dos Namorados. Já foi maior, no tempo em que existia ainda o fetiche motel. A outra mudança é que antes eles aceitavam cheques, hoje nem pensar, salvo exceções. Maioria sem fundos, no que antigamente era conhecido como ordem de pagamento à vista.

Fórum das Mulheres

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realiza a partir de hoje às 8h, no Instituto Ling, a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento de Mulheres para Conselhos, coordenado por Doris Wilhelm, Lires Bilibio, Michelle Squeff e Rose Russowski.

Na tradição norte-coreana...

A televisão francesa (Canal TV5) mostrou na noite de segunda-feira um alentado documentário sobre a Coreia do Norte e seu líder Kim Jong-un. Recheado de entrevistas com especialistas e jornalistas que lá foram, mostrou novas informações. Ao contrário do que se diz, Jong-um abriu alguns setores para o capital externo porque precisa de moeda forte.

...a história de Kim Jong-un

Mas é sobre o ditador que chegam as maiores novidades. Ele seria filho de uma coreana que morava no Japão, então ilegítimo segundo a tradição. Portanto, a rigor, não pertence à família. Para contornar esse fato, suas estátuas são cada vez mais parecidas com o pai e o avô. E ele se deixou engordar exatamente para ficar mais parecido com eles.

A gigante do Norte

A Universidade de Passo Fundo (UPF), maior instituição do Norte do Rio Grande do Sul, completa hoje cinco décadas de história. Com 12 unidades, a UPF propicia ensino universitário para moradores de mais de 150 municípios, certamente uma proeza. Longa vida para a UPF.

Estrada longa I

Sobre a matéria de ontem, focando o preço mínimo dos fretes conforme a Lei do Frete, surge a informação de que houve troca de informações na publicação da lei. Não seria a primeira vez e nem será a última. Enquanto isso, grandes transportadoras se recusam a fazer o carreto com essa tabela. Reina grande confusão no setor.

Estrada longa II

Para analistas como Marcelo Abritta, CEO da empresa Buser, a tendência é o desaparecimento dos autônomos, que não têm como competir com a máquina administrativa das transportadoras. A ser verdade, vai ser mais doloroso no Rio Grande do Sul, onde 70% dos caminhoneiros são autônomos contra 30% no resto do País.

Leilão de primeira

A Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa será uma das instituições beneficiadas pelo Grande Leilão Beneficente, dias 9 e 10 - a outra é a Aldeia da Fraternidade. Mais de 460 lotes de obras de arte, móveis e outros objetos de altíssima qualidade poderão ser vistos amanhã e quinta-feira, na avenida Coronel Marcos, 725. Louve-se o proprietário que abriu mão da renda em prol de instituições beneficentes.

Miúdas

  • DEFESA Civil alerta que as temperaturas baixas seguem até sábado que vem, dia 9. E bota frio nisso.
  • BUFÊS de comida a quilo ainda não conseguiram voltar à normalidade. Especialmente no item carne.
  • DÓLAR a 3,81 permite antever que ele pode chegar a R$ 4,00 antes do que se pensava.
  • TEORICAMENTE, o conjunto de incertezas sobre a sucessão presidencial é a causa. Mas também é um jogo para especialistas frios.
  • BANCOS também vão reduzir expediente durante a Copa. O ano de 2018 vai ser campeão em feriados extraoficiais.

Finais

  • CLIENTES do Banrisul já podem realizar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS) no aplicativo.
  • SHOPPING João Pessoa continuará recebendo a Feira de Antiguidades e Colecionáveis de 11 a 16.
  • na Mesa da Federasul, hoje, terá Rafael Prikladnicki (Tecnopuc) e Renato Cunha (Singularity).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia