Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Junho de 2018 às 23:18

A dragagem do Dilúvio


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Em pouco mais de 20 dias, duas dragas já retiraram 80 toneladas de materiais do Arroio Dilúvio. E isso só no trecho entre as ruas Silva Só e São Vicente. Desde novembro de 2016, o arroio não passava por dragagem para combater o assoreamento. Foram "resgatados" 50 pneus, além de material orgânico, bolas de futebol, recipientes plásticos, roupas etc.
Em pouco mais de 20 dias, duas dragas já retiraram 80 toneladas de materiais do Arroio Dilúvio. E isso só no trecho entre as ruas Silva Só e São Vicente. Desde novembro de 2016, o arroio não passava por dragagem para combater o assoreamento. Foram "resgatados" 50 pneus, além de material orgânico, bolas de futebol, recipientes plásticos, roupas etc.

Por falar em lixo...

...recicla-me ou te devoro. O Brasil recicla apenas 2% do seu lixo, enquanto a Alemanha atingiu 70% e Portugal 60%, e isso em 15 anos. E Portugal não tem nenhum lixão, como informa o consultor ambiental Beto Moesch. A questão será discutida dias 10 e 11 no seminário Cidade bem tratada, no auditório do Ministério Público. Moesch coordena o evento.

Motéis dos namorados

A Associação Brasileira de Motéis calcula que o setor terá acréscimo de 20% na ocupação no Dia dos Namorados. Já foi maior, no tempo em que existia ainda o fetiche motel. A outra mudança é que antes eles aceitavam cheques, hoje nem pensar, salvo exceções. Maioria sem fundos, no que antigamente era conhecido como ordem de pagamento à vista.

Fórum das Mulheres

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realiza a partir de hoje às 8h, no Instituto Ling, a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento de Mulheres para Conselhos, coordenado por Doris Wilhelm, Lires Bilibio, Michelle Squeff e Rose Russowski.

Na tradição norte-coreana...

A televisão francesa (Canal TV5) mostrou na noite de segunda-feira um alentado documentário sobre a Coreia do Norte e seu líder Kim Jong-un. Recheado de entrevistas com especialistas e jornalistas que lá foram, mostrou novas informações. Ao contrário do que se diz, Jong-um abriu alguns setores para o capital externo porque precisa de moeda forte.

...a história de Kim Jong-un

Mas é sobre o ditador que chegam as maiores novidades. Ele seria filho de uma coreana que morava no Japão, então ilegítimo segundo a tradição. Portanto, a rigor, não pertence à família. Para contornar esse fato, suas estátuas são cada vez mais parecidas com o pai e o avô. E ele se deixou engordar exatamente para ficar mais parecido com eles.

A gigante do Norte

A Universidade de Passo Fundo (UPF), maior instituição do Norte do Rio Grande do Sul, completa hoje cinco décadas de história. Com 12 unidades, a UPF propicia ensino universitário para moradores de mais de 150 municípios, certamente uma proeza. Longa vida para a UPF.

Estrada longa I

Sobre a matéria de ontem, focando o preço mínimo dos fretes conforme a Lei do Frete, surge a informação de que houve troca de informações na publicação da lei. Não seria a primeira vez e nem será a última. Enquanto isso, grandes transportadoras se recusam a fazer o carreto com essa tabela. Reina grande confusão no setor.

Estrada longa II

Para analistas como Marcelo Abritta, CEO da empresa Buser, a tendência é o desaparecimento dos autônomos, que não têm como competir com a máquina administrativa das transportadoras. A ser verdade, vai ser mais doloroso no Rio Grande do Sul, onde 70% dos caminhoneiros são autônomos contra 30% no resto do País.

Leilão de primeira

A Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa será uma das instituições beneficiadas pelo Grande Leilão Beneficente, dias 9 e 10 - a outra é a Aldeia da Fraternidade. Mais de 460 lotes de obras de arte, móveis e outros objetos de altíssima qualidade poderão ser vistos amanhã e quinta-feira, na avenida Coronel Marcos, 725. Louve-se o proprietário que abriu mão da renda em prol de instituições beneficentes.

Miúdas

  • DEFESA Civil alerta que as temperaturas baixas seguem até sábado que vem, dia 9. E bota frio nisso.
  • BUFÊS de comida a quilo ainda não conseguiram voltar à normalidade. Especialmente no item carne.
  • DÓLAR a 3,81 permite antever que ele pode chegar a R$ 4,00 antes do que se pensava.
  • TEORICAMENTE, o conjunto de incertezas sobre a sucessão presidencial é a causa. Mas também é um jogo para especialistas frios.
  • BANCOS também vão reduzir expediente durante a Copa. O ano de 2018 vai ser campeão em feriados extraoficiais.

Finais

  • CLIENTES do Banrisul já podem realizar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS) no aplicativo.
  • SHOPPING João Pessoa continuará recebendo a Feira de Antiguidades e Colecionáveis de 11 a 16.
  • na Mesa da Federasul, hoje, terá Rafael Prikladnicki (Tecnopuc) e Renato Cunha (Singularity).