Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Opera��o Lava Jato

Not�cia da edi��o impressa de 24/05/2018. Alterada em 23/05 �s 23h41min

Moro intima Mantega a falar sobre conta na Su��a

Mantega foi preso em 2016, mas solto no mesmo dia por Sérgio Moro

Mantega foi preso em 2016, mas solto no mesmo dia por Sérgio Moro


EVARISTO SA/AFP/JC
O juiz federal S�rgio Moro mandou intimar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega�(PT) para esclarecer sobre uma conta sua na Su��a, revelada pela pr�pria defesa de Mantega em 2017. O magistrado da Opera��o Lava Jato deu prazo de 10 dias ao ex-ministro dar as explica��es.
Em maio do ano passado, a defesa relatou ao juiz que o ex-ministro abria m�o "de todo e qualquer sigilo banc�rio, financeiro e fiscal, inclusive de conta estrangeira aberta".�Segundo os advogados, a conta foi aberta antes de Mantega assumir o cargo de ministro da Fazenda e "recebeu um �nico dep�sito no valor de US$ 600 mil como parte de pagamento pela venda de im�vel herdado de seu pai".�No documento, a defesa informou dados da conta "Papilon Company 111.216" no Banco Picktet, na Su��a. Na ocasi�o, os advogados afirmaram que apresentariam documentos ao juiz.
Mantega foi preso em 22 de setembro de 2016, na Opera��o Arquivo X, 34� fase da Lava Jato. Naquele dia, o ex-ministro acompanhava a mulher, Eliane Berger (morta em novembro de 2017, v�tima de c�ncer), em uma cirurgia no Hospital Albert Einstein, em S�o Paulo.
Sob suspeita de arrecadar propinas para o PT em 2012 em contratos de duas plataformas, P67 e P70, ligadas � Petrobras, Mantega se entregou na portaria do hospital. Ele foi solto no mesmo dia por ordem de Moro, que destacou, em sua decis�o, o quadro de sa�de da mulher do ex-ministro.
Nesta investiga��o, Mantega foi alvo do depoimento do empres�rio Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administra��o da OSX. Ao Minist�rio P�blico Federal, Eike declarou que, em 1 de novembro de 2012, recebeu pedido de um ent�o ministro e presidente do Conselho de Administra��o da Petrobras, para que fizesse um pagamento de R$ 5 milh�es, "no interesse do PT".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia