Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Municípios

Notícia da edição impressa de 18/05/2018. Alterada em 17/05 às 21h33min

Antonio Cettolin, de Garibaldi, é eleito novo presidente da Famurs

Cettolin (d) substituirá o atual presidente Salmo Dias de Oliveira

Cettolin (d) substituirá o atual presidente Salmo Dias de Oliveira


DEBORA SZCZESNY /DIVULGAÇÃO/JC
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB), será o novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele foi eleito nesta quinta-feira para comandar a entidade na gestão 2018/2019. A chapa encabeçada por Cettolin recebeu 137 votos de prefeitos gaúchos. Não foram registrados votos brancos e nulos. A posse da nova diretoria acontece no dia 5 de julho, durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Cettolin substituirá o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP), atual presidente da entidade municipalista.
O prefeito de Garibaldi foi escolhido pelo MDB para o comando da Famurs após eleição interna. Cettolin venceu o pleito ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho. Também disputou a indicação do partido o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, que recebeu 71 votos. A indicação de Cettolin obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2016, o MDB obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2018. O PDT e o PT completam a lista. O PP, que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal, foi representado por Salmo Dias de Oliveira.
Prefeito de Garibaldi pela quarta vez, Antonio Cettolin tem 58 anos e é natural do município. É técnico agrícola e cursou Administração de Empresas. Iniciou sua carreira política em 1981 e disputou sua primeira eleição em 1996, quando recebeu a segunda maior votação ao Legislativo. Após presidir a Câmara, foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito em 2000 e reeleito. Tornou-se prefeito novamente em 2012 e foi reeleito. Presidiu a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) por duas vezes: em 2005 e 2017.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia