Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Governo Federal

Not�cia da edi��o impressa de 16/05/2018. Alterada em 15/05 �s 20h56min

Temer apresenta dados parciais e ignora den�ncias

Michel Temer presta contas de sua administra��o em reuni�o dos ministros e assessores da administra��o

Michel Temer presta contas de sua administra��o em reuni�o dos ministros e assessores da administra��o


/EVARISTO SA/AFP/JC
O balanço preparado pelo presidente Michel Temer (PMDB) para comemorar dois anos à frente do Palácio do Planalto apresenta parcialmente dados oficiais e ignora os escândalos de corrupção que envolvem o peemedebista e aliados.
A cartilha foi preparada para comemorar os dois anos desde que Dilma Rousseff (PT) foi afastada, durante o processo de impeachment. Ontem à tarde, o presidente fez uma cerimônia para lembrar a data.
Com o título "Avançamos - 2 anos de vitórias na vida de cada brasileiro", o documento traz, em suas 32 páginas, as ações feitas pelo governo, especialmente as da área econômica. Entre elas, a redução da taxa básica de juros, hoje em 6,5%, e a queda da inflação em 12 meses, que chegou a 2,68%. Ele lembra que foram concedidos dois aumentos ao Bolsa Família, apesar de o programa social não ter sido reajustado em 2017.
No período, o presidente foi alvo de duas denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) e é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF), suspeito de irregularidades em decreto sobre portos.
Além disso, desde que chegou ao cargo, ele já perdeu três ministros por suspeitas de irregularidades e possui auxiliares citados em delações premiadas no rastro das apurações da Polícia Federal.
Em versão anterior do texto, distribuída apenas para lideranças do Congresso, havia destaque para o combate à corrupção, sem citar a Lava Jato. Essa parte foi suprimida da versão impressa que foi distribuída no evento.
Nas páginas internas do balanço, é usado o slogan "Maio/2016-Maio/2018 - O Brasil voltou", mesmo nome do evento que foi realizado nesta terça-feira. Inicialmente, o governo havia escolhido o lema "O Brasil voltou, 20 anos em 2", uma referência ao programa de governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek - 50 anos em 5 -, que propunha uma política de governo desenvolvimentista. A interpretação ambígua do mote, em caso de omissão da vírgula, fez com que o Planalto reduzisse a frase.
Outra medida positiva citada é a aprovação do teto de gastos públicos, que injetou R$ 44 bilhões na economia e beneficiou quase 26 milhões de pessoas. "Isso só foi possível graças à nova política econômica implantada a partir de maio de 2016", observa.
O governo menciona também a privatização da Eletrobras. Um projeto sobre o assunto foi encaminhado pelo Executivo ao Congresso em janeiro, mas está paralisado na Câmara, com dificuldade de obter apoio mínimo necessário para aprovação.
 

Cen�rio sobre situa��o do emprego cont�m omiss�es

Em alguns t�picos do balan�o feito pelo governo federal nestes dois anos de governo peemedebista, foram feitos recortes para favorecer dados positivos para a gest�o Michel Temer. No�item que trata de gera��o de emprego, por exemplo, o material ressalta que, em mar�o, houve acr�scimo de 56,1 mil postos de trabalho com carteira assinada, mas n�o observa que houve uma desacelera��o em compara��o a janeiro e fevereiro.
Os saldos positivos foram de 82,8 mil, em janeiro, e de 65 mil, em fevereiro, de acordo com os n�meros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Al�m disso houve alta no n�mero de pessoas em busca de trabalho.
O Pa�s tem hoje 13,7 milh�es de pessoas em busca de trabalho. No primeiro trimestre, o �ndice ficou em 13,1%, alta de 1,3 ponto percentual em rela��o ao trimestre finalizado em dezembro.
O documento tamb�m n�o pondera que o Pa�s s� criou empregos formais com remunera��es de at� dois sal�rios-m�nimos. As contrata��es foram maiores do que as demiss�es apenas em vagas com rendimentos mais baixos.
Sobre a interven��o federal no Rio de Janeiro, o balan�o n�o traz nenhuma men��o aos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, caso que ainda n�o foi solucionado pelo interventor Braga Netto.
Al�m disso, os n�meros de redu��o da criminalidade apresentados est�o desatualizados, abordando apenas n�meros de janeiro a mar�o. Eles j� tinham sido anunciados no in�cio de abril.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia