Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 13 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Assembleia Legislativa

Not�cia da edi��o impressa de 14/05/2018. Alterada em 13/05 �s 21h15min

Plebiscito volta ao debate na sess�o de amanh�

Deputados retomam aprecia��o de mat�rias depois de tr�s semanas

Deputados retomam aprecia��o de mat�rias depois de tr�s semanas


GUERREIRO/AG�NCIA ALRS/JC
Há quase três semanas sem votar, a Assembleia Legislativa retoma na sessão plenária de amanhã a apreciação de projetos, tendo como um dos principais temas em debate o Projeto de Lei (PL) nº 69/2018, protocolado pelo Executivo em abril, e que altera, na legislação estadual, o prazo para convocação de plebiscito. A matéria, enviada em regime de urgência, passa a trancar a pauta de votações no dia 25 deste mês.
Essa é a nova estratégia do governo para tentar autorização para privatizar as companhias Estadual de Energia Elétrica (CEEE), de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e Riograndense de Mineração (CRM). A venda de ativos do setor energético é uma das exigências da União para a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Sem sucesso na tentativa de retirar da Constituição Estadual a obrigatoriedade de realizar plebiscito para a venda, a mudança de datas para a convocação da consulta faz parte da segunda tentativa do governo para ouvir a população.
A norma em vigor no Estado prevê que esse aval, prerrogativa do Poder Legislativo, seja dado até 150 dias antes das eleições - prazo encerrado no início de maio. Com a nova proposta, o prazo é reduzido para 90 dias antes do pleito, podendo ser autorizada a realização do plebiscito até o início de julho. Essa mudança, alega o governo, é também uma forma de adequar a legislação estadual a uma normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mesmo que consiga a alteração do prazo, o governo ainda dependerá do aval dos parlamentares gaúchos para a convocação do plebiscito, que, se autorizado, será realizado junto ao primeiro turno das eleições gerais deste ano, em 7 de outubro. Assim, também foi enviado pelo Executivo ao presidente da Assembleia, Marlon Santos (PDT), ofício pedindo que o Legislativo convoque a realização da consulta pública por meio de um Projeto de Decreto Parlamentar (PDL).
 

Deputado Ciro Simoni � o novo presidente da Unale

O deputado estadual Ciro Simoni (PDT) � o novo presidente da Uni�o Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para a gest�o 2018-2019. A elei��o e posse aconteceram na noite de sexta-feira, durante o encerramento da 22� Confer�ncia Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
Ciro Simoni elegeu-se em chapa �nica, e a diretoria da entidade ser� composta pelos deputados Ivana Bastos (PSD-BA) como secret�ria-geral e Rigo Teles (PV-MA), como tesoureiro-geral, dentre outros parlamentares que ocupar�o os demais cargos da executiva. A Unale congrega os 1.059 deputados estaduais de todo o Brasil.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia