Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de maio de 2018.
Dia da Sa�de.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Rela��es diplom�ticas

Not�cia da edi��o impressa de 29/05/2018. Alterada em 28/05 �s 21h12min

UE tenta manter vivo acordo nuclear com o Ir�

A União Europeia (UE) está buscando proteger os interesses do bloco no Irã após a retirada dos EUA do acordo nuclear firmado em 2015. Paralelamente a isso, a comissária de Relações Exteriores da UE, Federica Mogherini, insistiu ontem que a unidade dos Estados-membros é inquestionável. Após uma reunião de ministros de Relações Exteriores do grupo, Federica disse que os países estavam coordenando esforços para "proteger os investimentos econômicos de empresas europeias que legitimamente investiram e se engajaram no Irã" nos últimos três anos.
O ministro de Relações Exteriores da Polônia, Jacek Czaputowicz, afirmou que o país se opõe a qualquer ação da UE que enfraqueça as sanções dos EUA. Washington quer impor embargos contra Teerã, o que pode ter impacto sobre empresas europeias. As potências do Velho Continente dizem que estão comprometidas em continuar trabalhando juntas para salvar o acordo, porque acreditam que essa é a melhor maneira de evitar que Teerã desenvolva uma bomba nuclear.
Federica minimizou relatos de atrito entre a Polônia e o restante da UE sobre como lidar com o presidente Donald Trump, e sua postura linha-dura em relação ao Irã. Ela afirmou que o bloco também compartilha algumas das preocupações de Trump quanto ao papel do Irã no Oriente Médio e seu programa de mísseis balísticos. No geral, afirmou que "a primeira preocupação que compartilhamos está relacionada à possibilidade de o Irã desenvolver uma arma nuclear", e manter o acordo vivo é a melhor maneira de evitar isso.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia