Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 03 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Am�rica do Sul

Not�cia da edi��o impressa de 04/05/2018. Alterada em 03/05 �s 22h56min

Campanha pelo aborto ganha for�a na Argentina

Enquanto o Congresso da Argentina debate uma lei que permitiria o aborto at� a 14� semana de gesta��o, ativistas sociais, atores, intelectuais e distintos grupos da sociedade v�m se expressando a favor e contra a legisla��o. A discuss�o chegou ao Parlamento a pedido do presidente Mauricio Macri, que, apesar de se dizer "pr�-vida", considerou necess�rio o debate neste momento.
Analistas alegam que o gesto faz parte de uma estrat�gia pol�tica, uma vez que o mandat�rio, de centro-direita, vem perdendo popularidade. Dessa forma, apoiar a discuss�o sobre aborto seria um gesto para atrair a simpatia do setor mais progressista do eleitorado. Macri, por�m, prometeu que, se a lei chegar � sua mesa aprovada pela C�mara de Deputados e pelo Senado, ele n�o a vetar�.
Por ora, as sondagens mostram que os deputados devem posicionar-se a favor da medida, enquanto o Senado, de perfil mais conservador, talvez tente colocar obst�culos. � por conta dessa situa��o ainda incerta e pela proximidade das vota��es que as mulheres t�m ido �s ruas na Argentina, em manifesta��es pr�prias ou unindo-se a outras, como a que ocorreu no Dia do Trabalhador.
Em termos de aprova��o popular, a medida vem ganhando mais apoio. At� cinco anos atr�s, apenas 27% dos argentinos eram a favor da liberaliza��o do aborto, agora s�o 40%. Pela atual lei, s� � poss�vel abortar em casos de estupro e de risco de vida da m�e. A nova legisla��o seria semelhante � do Uruguai, que libera o procedimento sem restri��es at� a 12� semana de gesta��o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia