Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Estat�stica

Not�cia da edi��o impressa de 22/05/2018. Alterada em 21/05 �s 22h41min

IBGE inicia testes para poss�vel coleta de dados para o Censo 2020 pela internet

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE) iniciou ontem o primeiro teste de coleta de dados pela internet, com vistas ao Censo Demogr�fico 2020. A a��o ocorre em 52 munic�pios, incluindo todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.
Segundo o coordenador t�cnico do Censo, Luciano Duarte, o principal objetivo � avaliar a efic�cia do autopreenchimento do question�rio, em compara��o com a entrevista presencial. Ser� poss�vel avaliar, tamb�m, a efic�cia da estrat�gia de oferecer c�digos de acesso aos question�rios via Correios, bem como a qualidade dos dados obtidos.
O recurso j� foi utilizado em 2010, mas apenas em casos especiais. Desta vez, embora o question�rio seja igual em todos os locais, a divulga��o e o acesso ser�o diferentes em cada local. A amostragem foi dividida em tr�s grupos, levando em conta caracter�sticas demogr�ficas, e a disponibiliza��o ser� por e-ticket via Correios, agente de pesquisas ou totalmente liberada, dependendo do grupamento.
O primeiro grupo (A) soma cerca de 10 mil domic�lios, espalhados por 49 cidades, e incluindo tamb�m a totalidade dos munic�pios de Goi�nia (GO), Juiz de Fora (MG) e Rio Branco (AC). A segunda amostra (B) envolve moradores de tr�s munic�pios e cerca de 9 mil domic�lios, enquanto o terceiro e �ltimo grupo (C) engloba a totalidade de testes aplicados nas cidades de Baturit� (CE), Cravinhos (SP) e Curitiba (PR). Os e-tickets ser�o entregues aos grupos A e B at� o dia 27, enquanto os moradores do grupo C est�o sendo orientados a acessar o portal do IBGE para realizar o teste. As respostas podem ser fornecidas at� 3 de junho.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia