Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 02 de Maio de 2018 às 22:13

Maio Amarelo conscientiza sobre violência no trânsito

Carros batidos foram expostos em áreas com altos índices de colisões

Carros batidos foram expostos em áreas com altos índices de colisões


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Isabella Sander
Lançado ontem em Porto Alegre, o Maio Amarelo chama atenção para os riscos de acidentes no trânsito. Somente durante o feriado do Dia do Trabalhador, 21 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas, segundo o coordenador do movimento, Fábio Mello. A campanha ocorrerá durante todo o mês.
Lançado ontem em Porto Alegre, o Maio Amarelo chama atenção para os riscos de acidentes no trânsito. Somente durante o feriado do Dia do Trabalhador, 21 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas, segundo o coordenador do movimento, Fábio Mello. A campanha ocorrerá durante todo o mês.
Na manhã de ontem, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espalhou veículos acidentados pintados de amarelo em pontos da cidade com altos índices de colisões. Na Rótula das Cuias, foi instalada uma Kombi. Outros carros foram colocados na esquina das avenidas Ipiranga com Érico Veríssimo, da Ipiranga com Salvador França, das avenidas Protásio Alves com Manoel Elias e das avenidas Assis Brasil com Sertório.
"Nosso trabalho é fazer com que todas as pessoas envolvidas com o trânsito façam seu trabalho de educação, fiscalização e conscientização sobre um comportamento seguro no trânsito e, com isso, reduzir os altos índices de acidentalidade no Estado", explica Mello.
O primeiro trimestre registrou redução no número de acidentes fatais nas rodovias gaúchas - entre janeiro e março, houve 350 acidentes com morte, contra 377 no mesmo período de 2017, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O coordenador do Maio Amarelo alega que o maior causador de acidentes é o comportamento do condutor. "Excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido, por exemplo, causam muitos sinistros. Na maioria dos acidentes, observamos que, na pista, havia uma faixa contínua, ou seja, era proibido ultrapassar. As pessoas, mesmo sabendo que era proibido, fizeram a ultrapassagem, que resultou em acidente, muitas vezes com vítimas fatais."
O chefe da comunicação da Polícia Rodoviária Federal, Alessandro Castro, afirma que o órgão trabalha com fiscalização reforçada de maneira inteligente, averiguando onde ocorrem mais acidentes e, nesses locais, faz a fiscalização. "O radar noturno, por exemplo, foi operado neste feriadão no trecho onde, na madrugada, um cidadão saiu da pista e morreu, próximo a Eldorado do Sul, na BR-290. Estamos trabalhando, mas, se o motorista não mudar seu comportamento, não vai acontecer nada", avalia.
Castro reitera que, por mais que a polícia trabalhe, o motorista precisa seguir as leis. "O Maio Amarelo serve para conscientizar o cidadão de que não é um mês, um dia ou um feriado em que se tem que dirigir corretamente: são todos os dias em que ele estiver atrás do volante, for passageiro ou for pedestre", defende.
Sobre as 21 mortes no feriadão, Castro diz que se deram a partir de uma soma de fatores, alguns com saída de pista por excesso de velocidade, outro por atropelamento por desatenção do condutor e do ciclista e uma colisão frontal provocada por ultrapassagem em local indevido. "Cada acidente teve uma dinâmica diferente, mas com um fator preponderante em todos: os motoristas erraram, seja na ultrapassagem, no excesso de velocidade ou dormindo ao volante."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO