Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

conjuntura

24/05/2018 - 23h05min. Alterada em 24/05 �s 19h51min

Confian�a do com�rcio cai 4,1 pontos em maio

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 4,1 pontos na passagem de abril para maio - para 92,6 pontos -, informou, nesta quinta-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV), com atraso provocado por problemas em seu site na internet. Com a queda de maio, o Icom voltou para o nível verificado em novembro do ano passado. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 1,0 ponto, depois de oito altas seguidas, informou a FGV. Em relação a maio de 2017, o Icom está 4,6 pontos maior.
"Depois de iniciar o ano com altas consistentes, a queda da confiança do comércio em maio sinaliza que o setor já percebe uma desaceleração no ritmo de crescimento das vendas. Chama atenção, por exemplo, o fato de que, pela primeira vez no ano, a confiança do resiliente segmento de duráveis também recuou no mês. A queda da percepção atual sugere que a recuperação das vendas deve continuar de forma gradual e sujeita a tropeços ao longo do ano", diz Rodolpho Tobler, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) e coordenador da Sondagem do Comércio.
Em maio, 11 dos 13 segmentos pesquisados recuaram. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 4,7 pontos, registrando 89,4, menor nível desde janeiro passado (88,0 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 3,2 pontos, para 96,2 pontos, menor valor desde setembro de 2017 (95,6 pontos). A divulgação do Icom deveria ter sido feita às 8h, mas atrasou porque o site do Ibre/FGV estava fora do ar.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia