Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 22 de maio de 2018.
Dia do Apicultor.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Ind�stria

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2018. Alterada em 22/05 �s 22h36min

Confian�a do industrial do Rio Grande do Sul sofre queda em maio, aponta Fiergs

Incertezas reduziram o otimismo empresarial, afirmou Petry

Incertezas reduziram o otimismo empresarial, afirmou Petry


/FREDY VIEIRA/JC
Os empres�rios ga�chos est�o menos otimistas em rela��o ao futuro da economia brasileira, revela o �ndice de Confian�a do Empres�rio Industrial (Icei-RS), que caiu 2,8 pontos em maio em rela��o a abril, atingindo 56,6, e foi divulgado ontem pela Federa��o das Ind�strias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O Indicador de Expectativas atingiu 57,9 pontos e exerceu a maior influ�ncia na redu��o da confian�a no m�s. Mas, acima dos 50 pontos, segue com uma percep��o positiva, apesar de em menor grau frente a abril (61,6).
"A paralisa��o da reforma da Previd�ncia contribui para o aumento da inseguran�a nos pr�ximos meses. Al�m disso, o ritmo menor que o esperado da atividade econ�mica no primeiro trimestre, a maior incerteza pol�tica e o quadro externo mais inst�vel diminuem o otimismo dos empres�rios neste in�cio de segundo trimestre", explica o presidente da Federa��o das Ind�strias do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry.
O resultado do �ndice de Expectativas da Economia Brasileira (IE-EB) tamb�m mostra a mesma percep��o entre os empres�rios. Com 53,4 pontos em maio (foi de 56,9 em abril), caiu 6,1 pontos nos �ltimos dois meses. O �ndice de Expectativas com Rela��o �s Pr�prias Empresas recuou de 64,2 pontos em abril para 60,5.
Em maio, ocorreu a segunda queda seguida do Icei-RS. Al�m de ser a maior desde junho de 2017, levou o �ndice ao menor patamar desde setembro do ano passado. Apesar disso, por continuar acima de 50 pontos, sinaliza confian�a.
O decl�nio do Icei-RS neste m�s foi observado em seus dois componentes, o que avalia as expectativas em rela��o aos pr�ximos seis meses; e naquele que considera as condi��es atuais. Neste segundo componente, atingiu 53,8 pontos, o que significa melhora nos �ltimos seis meses, mas foi 1,3 ponto menor do que o de abril. Nas condi��es da economia estiveram as reavalia��es mais significativas: o �ndice recuou de 54,9 em abril para 50,7 pontos em maio, no limite do campo positivo e no menor patamar desde setembro de 2017. J� o �ndice de Condi��es Atuais das Empresas (ICA-E) foi de 55,4 pontos, mantendo-se praticamente no mesmo n�vel de abril.
O Icei-RS buscou uma amostragem em 217 empresas, sendo 51 pequenas, 81 m�dias e 85 grandes, entre os dias 1 e 14 de maio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia