Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 22 de maio de 2018.
Dia do Apicultor.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Consumo

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2018. Alterada em 22/05 �s 20h54min

Regulariza��o de d�vidas tem maior alta desde o fim de 2015

Gastos com cart�o de cr�dito foram 56% das contas colocadas em dia

Gastos com cart�o de cr�dito foram 56% das contas colocadas em dia


/FREEPIK/DIVULGA��O/JC
O Indicador de Recuperação de Crédito, mensurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todo o País, aponta um crescimento expressivo de 3% em abril no número de consumidores que conseguiram recuperar o crédito, considerando o acumulado dos últimos 12 meses. Esta é a maior alta registrada desde outubro de 2015.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados refletem a gradual retomada da economia brasileira. "Apesar do aumento de pessoas que pagaram dívidas atrasadas, o volume de contas em aberto ainda é grande. Mas, na medida em que a melhora da economia passe a resultar em queda do desemprego e no aumento da renda da população, o consumidor deve voltar a obter crédito", destaca a economista.
Entre as regiões que apresentaram maior variação positiva no número de devedores com recuperação de crédito, o Sudeste é destaque no mês de abril, com 33%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em seguida vem o Nordeste, com alta de 26%. A região Norte mostrou estabilidade, sem mostrar variação, enquanto no Centro-Oeste a variação ficou em 12%, e, no Sul, em 4%.
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito revelam, ainda, que, do total de inadimplentes que quitaram suas pendências em abril, a maior parte (46%) tem entre 30 e 49 anos. A segunda faixa que mais recuperou crédito (13%) foi a dos consumidores entre 18 e 29 anos, enquanto o público acima de 65 anos representa outros 12%. Na abertura por gênero, 51% dos que recuperaram o crédito são do sexo feminino e 45%, do sexo masculino.
O volume de dívidas quitadas ficou estável em abril no acumulado de 12 meses. Apesar de ainda ser um dado negativo, é o melhor resultado registrado desde maio de 2016, quando esse número mostrou alta de 1%. No auge da crise, em setembro de 2016, o indicador chegou a -9%.
Entre o total de dívidas pagas, a maior fatia (56%) está relacionada a instituições financeiras cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e seguros. O segundo tipo de dívida que foi mais regularizada refere-se às contas de água e luz, representando 23%, seguido por débitos no crediário ou boleto no comércio, com 11%. Já as dívidas de contas de telefone, TV por assinatura e internet correspondem a 5%. "É muito importante evitar o superendividamento. A recomendação para o consumidor que precisa priorizar alguma conta é quitar as dívidas com juros mais elevados", orienta a economista.
 

E-commerce espera crescer 10% com Dia dos Namorados

Tablets, smartphones e laptops n�o est�o inclu�dos na medida

Tablets, smartphones e laptops n�o est�o inclu�dos na medida


MARCO QUINTANA/JC
O com�rcio eletr�nico (e-commerce) espera faturar R$ 2,6 bilh�es no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A expectativa � da ABComm, associa��o que representa o setor. O montante � 10% superior ao movimentado no ano passado. A previs�o considera as vendas realizadas de 28 de maio at� 11 de junho. O n�mero de pedidos realizados pela internet ser� de 8,24 milh�es, com o t�quete m�dio de R$ 317,00.
As categorias mais procuradas para a data s�o as de moda, perfumes, cosm�ticos, inform�tica e eletr�nicos, indicando os setores que possuem maior possibilidade de aumentar o faturamento. Ainda segundo a
ABComm, o sucesso dos marketplaces e as compras feitas por meio de smartphones, que j� representam mais de 30% do total do e-commerce nacional, tamb�m devem contribuir para o resultado positivo.
De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, seguindo as demais datas sazonais, que v�m apresentando resultados positivos no ano, o Dia dos Namorados tamb�m deve seguir no mesmo caminho. "Sendo uma data de tradicional relev�ncia, as lojas devem preparar a��es, ofertas e condi��es melhores para os consumidores", afirma.

Brasileiros apostam em infla��o de 5,3%, segundo pesquisa da FGV

Os consumidores acreditam que a infla��o no Pa�s ficar� em 5,3% nos pr�ximos 12 meses. O resultado de maio � superior aos 5% de abril. Em maio de 2017, a taxa era de 7,1%. Os dados s�o da Expectativa de Infla��o dos Consumidores, da FGV. A pesquisa � feita com base em entrevistas aos consumidores, que respondem � pergunta: "Na sua opini�o, de quanto ser� a infla��o brasileira nos pr�ximos 12 meses?".
O aumento da expectativa deve ser analisado com cautela, uma vez que a taxa, na faixa dos 5%, ainda � baixa em termos hist�ricos. "Por outro lado, acende-se uma luz amarela em rela��o � possibilidade de que a alta esteja relacionada � expressiva alta do d�lar em abril e maio. Esta percep��o pode, ainda, estar sendo aprofundada pela incerteza provocada pela instabilidade do ambiente pol�tico", disse o pesquisador da FGV Pedro Costa Ferreira.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia