Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Mercado Imobili�rio

Not�cia da edi��o impressa de 22/05/2018. Alterada em 21/05 �s 22h39min

Pre�o dos im�veis sobe 0,02% em abril em nove capitais, diz Abecip

Em Porto Alegre, alta no segundo m�s do ano ficou em 0,04%

Em Porto Alegre, alta no segundo m�s do ano ficou em 0,04%


/GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
O pre�o nominal m�dio dos im�veis residenciais em nove capitais do Pa�s subiu 0,02% em abril, mostrando uma ligeira desacelera��o frente aos 0,06% de mar�o. J� no acumulado do primeiro quadrimestre, os pre�os recuaram 0,35%; enquanto, nos �ltimos 12 meses, ca�ram 0,29%.
Os dados foram divulgados pela Associa��o Brasileira das Entidades de Cr�dito Imobili�rio e Poupan�a (Abecip), cuja pesquisa considera os valores dos im�veis vendidos por meio de financiamento.
A pesquisa mostrou que, em abril, sete das nove capitais monitoradas tiveram alta nominal dos pre�os. Esses foram os casos de Recife (0,07%), Fortaleza (0,03%), Goi�nia (0,02%), S�o Paulo (0,02%), Belo Horizonte (0,03%), Curitiba (0,02%) e Porto Alegre (0,04%). As exce��es foram Salvador (-0,01%) e Rio de Janeiro (-0,01%).
Segundo a Abecip, a recupera��o do mercado imobili�rio ainda � limitada pelo avan�o pequeno da massa salarial no Pa�s e pela defasagem entre a taxa b�sica de juros e as taxas efetivamente cobradas pelos bancos no financiamento aos compradores de im�veis.

Ita� Unibanco segue bancos privados e tamb�m reduz juro imobili�rio

O Ita� Unibanco anunciou ontem nova redu��o nos juros do cr�dito imobili�rio. Com a mudan�a, que come�a a valer a hoje, a taxa m�nima no Sistema Financeiro da Habita��o (SFH), que usa, principalmente, o dinheiro da poupan�a, passou de 9% ao ano para 8,8% a.a. mais taxa referencial em ambas as situa��es. J� nas linhas do Sistema de Financiamento Imobili�rio (SFI), com recursos de mercado, a nova taxa ser� a partir de 9,3% a.a. ante 9,5% anteriormente mais taxa referencial.
Antes do Ita�, outros concorrentes privados j� tinham anunciado corte em seus juros do cr�dito imobili�rio ap�s a Caixa Econ�mica Federal, l�der do segmento, baixar suas taxas. O primeiro foi o Santander Brasil, que anunciou em abril redu��o na linha SFH de 9,49% ao ano para 8,99% e de 9,99% para 9,49% no SFI, mas com condi��es atreladas para o cliente ter acesso a esse patamar de juro, que vale at� o come�o de agosto. J� o Bradesco baixou sua taxa no imobili�rio de 9,3% para 8,85% ao ano do SFH, e de 9,7% para 9,3% ao ano no SFI.
"Com o aumento da confian�a dos consumidores, estamos percebendo uma retomada do mercado imobili�rio, o que � uma �tima not�cia para o para o setor e para o Pa�s. Essa nova redu��o de taxas certamente contribuir� para acelerar esse movimento", afirma Cristiane Magalh�es, diretora do Ita� Unibanco.
Com o movimento dos privados, a Caixa voltou a ter a maior taxa no cr�dito imobili�rio. No m�s passado, o banco reduziu o juro m�nimo cobrado em opera��es pelo SFH de 10,25% para 9% ao ano. No SFI, passou de 11,25% para 10% ao ano. O Banco do Brasil anunciou ajustes entre 0,15 e 0,8 ponto percentual ao ano nas linhas do SFH, reduzindo a m�nima para 8,99% ao ano.
A modalidade SFH contempla im�veis de at� R$ 950 mil localizados em S�o Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e de at� R$ 800 mil para os demais estados. J� o SFI abrange im�veis acima dos limites determinados no SFH.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia