Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agronegócios

Notícia da edição impressa de 18/05/2018. Alterada em 17/05 às 21h13min

Expoleite/Fenasul premia vacas de Carlos Barbosa e Eldorado do Sul

Granja Du Anjo e Belvedere e Granja VB receberam o banho de leite

Granja Du Anjo e Belvedere e Granja VB receberam o banho de leite


/JM ALVARENGA /DIVULGAÇÃO/JC
Depois de dois dias e cinco coletas de leite, foram conhecidos os vencedores do tradicional concurso leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), durante a Expoleite/Fenasul, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Coube à vaca adulta de brinco 12259, da Granja Du Anjo e Belvedere, de Carlos Barbosa, o título de campeã vaca adulta, com 61,87 quilos de leite. Já na categoria vaca jovem, a vitória ficou com o exemplar de brinco 2738, de propriedade da Granja VB, de Eldorado do Sul, com 52,19 quilos de leite.
De acordo com Fernando Mocellin, responsável pela vaca de brinco 12259, também conhecida como "Amanda", o exemplar começou a se destacar das demais matrizes do rebanho e, por conta disso, começou a ser preparada há 40 dias, com dieta especial, exclusivamente para o evento, participando da Expoclara, em Carlos Barbosa. Mas foi na Expoleite/Fenasul que teve sua estreia em concursos leiteiros. "É fantástico este resultado, vamos colher os frutos dessa vitória uma vez que nossa propriedade é restrita e chegará o momento em que teremos que nos desfazer de alguns animais e comercializá-los. Essa vitória é um grande reconhecimento", comemorou.
Conforme o cabanheiro Cristian Veiga, da Granja VB, o potencial genético da vaca estimulou a participação no concurso leiteiro. "Nos últimos trinta dias estamos cuidando dela especificamente para esse evento. A temperatura está agradável, a questão climática favoreceu e fomos aumentando gradativamente a parte nutricional para que ela atingisse o resultado que nós esperávamos e, na verdade, até superou nossas expectativas", explicou, destacando que a conquista em uma das maiores feiras do setor no Rio Grande do Sul é uma vitrine para mostrar os animais, a genética e o trabalho realizado.
Logo após o tradicional Banho de Leite, foi realizada a abertura da oficial da Expoleite/Fenasul com a presença de autoridades. O evento é realizado pela Gadolando e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia