Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Conjuntura

Not�cia da edi��o impressa de 17/05/2018. Alterada em 16/05 �s 22h35min

Economistas revisam proje��es para PIB neste ano

A fraqueza apontada pelo indicador de atividade econ�mica do Banco Central (BC) no primeiro trimestre fez analistas revisarem a proje��o para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano. A economia teve queda de 0,74% em mar�o em rela��o a fevereiro, segundo dados divulgados pelo Banco Central ontem.
No primeiro trimestre, o IBC-Br (�ndice de Atividade Econ�mica do BC) teve queda de 0,13% em rela��o ao �ltimo trimestre de 2017. O BC tamb�m revisou para baixo o indicador de fevereiro, que antes mostrava uma alta de 0,09% ante janeiro, e agora apresenta uma queda de 0,1% na mesma compara��o.
Depois da divulga��o dos dados, economistas soltaram relat�rios e notas revisando as proje��es para este ano. David Beker, chefe de economia e estrat�gia do Bank of America Merrill Lynch no Brasil, informou que o banco reduziu de 3% para 2,1% a proje��o para crescimento da economia brasileira neste ano.
Andr� Perfeito, economista-chefe da Spinelli Corretora, estima o PIB em 2% neste ano. "Temos assim um desafio grande na m�o do governo, uma vez que a atividade em queda pode, ato cont�nuo, derrubar mais uma vez a arrecada��o", afirmou.
O Comit� de Acompanhamento Macroecon�mico da Anbima (associa��o das entidades de mercado) tamb�m revisou para baixo a proje��o para o PIB neste ano. A estimativa caiu de 3% para 2,4%, na primeira sinaliza��o de queda desde julho de 2017. O comit� diz que a recupera��o de setores mais sens�veis ao corte de juros, como produ��o de ve�culos, ocorre em contraponto ao fraco desempenho dos segmentos que dependem da renda da popula��o, como servi�os.
Os economistas ouvidos pelo Banco Central no Boletim Focus tamb�m revisaram, na �ltima segunda-feira, as proje��es para o PIB deste ano. Agora, esperam crescimento de 2,51% em 2018, ante proje��o anterior de 2,7%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia