Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 16/05/2018. Alterada em 15/05 �s 20h55min

Crise na avicultura e suinocultura brasileira � tema de debate

O Comitê de Gestão de Crise de Aves e Suínos, composto por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), se reuniu ontem para debater os problemas enfrentados pelos setores no mercado doméstico e internacional.
O objetivo do colegiado é assegurar a sustentabilidade na avicultura e suinocultura e o emprego dos trabalhadores nas indústrias, diante da queda de preços dos produtos e das exportações, além da alta dos custos de produção.
Um dos assuntos discutidos foi o pedido da CNA atendido pelo Banco do Brasil quanto à simplificação no processo de prorrogação de dívidas das operações de custeio e investimento. A medida beneficia produtores rurais, cooperativas e agroindústrias que desenvolvem as atividades de avicultura e suinocultura. "O Banco entendeu a crise que o setor está enfrentando e permitiu a prorrogação de dívidas de custeio por um prazo de dois anos e as de investimento para um ano adicional ao final do contrato para cada parcela adiada", disse o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. Lucchi explicou que foi uma importante ação da CNA e que agora o setor deve buscar trabalhar a mesma medida em outros bancos públicos e privados, e estender o financiamento de linha de crédito de custeio também para a indústria. A alta nos preços do milho, principal insumo da ração animal, foi outro tema de discussão. A CNA informou aos participantes da reunião que já solicitou ao governo leilões no formato de Valor de Escoamento de Produto (VEP) e a reestruturação da venda de milho balcão para 40 toneladas mensais por cadastro. "A venda de milho balcão já saiu, mas a quantidade não atende os produtores, já que o limite mensal por cadastro é de 14 toneladas", afirmou o assessor técnico da CNA, Victor Ayres. Com relação à situação dos produtores integrados frente à crise, Ayres explicou que, pela lógica do modelo de integração, o produtor que está inserido em um sistema integrado deve ter a garantia de rentabilidade mínima e proteção ante as oscilações de mercado.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia