Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Maio de 2018 às 08:05

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa, mas chinesas sobem

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (15), após a divulgação de indicadores mistos da economia chinesa e à espera de desdobramentos das negociações comerciais entre Washington e Pequim. O dia na China, porém, foi de valorização, com destaque para empresas menores.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (15), após a divulgação de indicadores mistos da economia chinesa e à espera de desdobramentos das negociações comerciais entre Washington e Pequim. O dia na China, porém, foi de valorização, com destaque para empresas menores.
No fim da noite de ontem, dados oficiais mostraram que a produção industrial da China teve expansão anual de 7% em abril, maior do que o ganho de 6,4% previsto por analistas. Já as vendas no varejo da segunda maior economia do mundo cresceram menos do que o esperado no mês passado, enquanto os investimentos em ativos fixos também subiram aquém das expectativas no primeiro quadrimestre do ano.
Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto subiu 0,57% hoje, a 3.192,12 pontos, apesar de uma leve pressão negativa do setor financeiro, e o Shenzhen Composto, avançou 0,91%, a 1.839,88 pontos, graças ao bom desempenho de empresas de menor valor de mercado.
No Japão, por outro lado, o Nikkei caiu 0,21%, a 22.818,02 pontos, ignorando a desvalorização do iene frente ao dólar durante a madrugada.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve queda de 1,23% em Hong Kong, a 31.152,03 pontos, pressionado por ações de tecnologia e interrompendo uma sequência de seis pregões positivos, enquanto o Taiex cedeu 0,71% em Taiwan, a 10.874,73 pontos, também prejudicado por papéis de tecnologia e na esteira de sete sessões de ganhos, e o sul-coreano Kospi recuou 0,71% em Seul, a 2.458,54 pontos, à medida que seu principal componente, a Samsung Electronics, caiu 1,4%, atingindo o menor nível em um mês.
Investidores também continuam atentos a discussões comerciais entre EUA e China. Ontem, o Secretário de Comércio americano, Wilbur Ross, disse esperar que o bom relacionamento dos presidentes Donald Trump e Xi Jinping ajude a levar a uma solução para as atuais desavenças comerciais, embora tenha reconhecido que o déficit entre os dois países continue grande.
No domingo (13), Trump prometeu em tuíte ajudar o fabricante chinês de smartphones e equipamentos de telecomunicações ZTE a "voltar aos negócios, rapidamente". As ações da ZTE estão suspensas em Hong Kong desde há cerca de um mês, quando a Casa Branca decidiu proibir a empresa de importar componentes dos EUA por ter supostamente feito embarques ilegais de equipamentos para o Irã e a Coreia do Norte.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho hoje, após acumular ganhos em pregões recentes. O S&P/ASX 200 caiu 0,61% em Sydney, a 6.097,80 pontos, prejudicado por ações de mineradoras e de petrolíferas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO