Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 07 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Avia��o

Not�cia da edi��o impressa de 08/05/2018. Alterada em 07/05 �s 22h47min

Triunfo pede recupera��o judicial do aeroporto de Viracopos

Empresa garantiu que as opera��es seguir�o dentro da normalidade

Empresa garantiu que as opera��es seguir�o dentro da normalidade


/ANEAA/DIVULGA��O/JC
A Triunfo Participa��es e Investimentos protocolou ontem pedido de recupera��o judicial do aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP). Em fato relevante divulgado ao mercado, a empresa atribuiu o pedido aos "preju�zos e dificuldades" enfrentados "desde o in�cio da vig�ncia do contrato de concess�o".
O aeroporto foi concedido � iniciativa privada em 2012 por um prazo de 30 anos, mas com a crise da economia que reduziu o volume de passageiros e cargas no aeroporto e o envolvimento da construtora UTC, s�cia no neg�cio, na Lava Jato acabaram deixando a concession�ria em dificuldades financeiras.
Estima-se que as d�vidas de Viracopos cheguem a R$ 2,88 bilh�es. A Triunfo afirmou ainda que "as opera��es do aeroporto seguir�o dentro da normalidade".
O pedido de recupera��o judicial engloba as controladas em conjunto Aeroportos Brasil, Aeroportos Brasil Viracopos e Viracopos Estacionamentos. "N�o obstante os incessantes esfor�os de seus administradores, a situa��o financeira das sociedades agravou-se de forma substancial nos �ltimos dias, levando � decis�o por parte dos acionistas do ajuizamento do pedido de recupera��o judicial", disse a empresa no fato relevante.
Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aur�lio Mello, negou pedido de liminar apresentado pela concession�ria de Viracopos contra decis�o tomada pela Ag�ncia Nacional de Avia��o Civil (Anac) em fevereiro. Como a empresa n�o pagou as outorgas devidas � Uni�o, o �rg�o abriu processo para decretar a caducidade da concess�o. No entanto, a empresa tentar ganhar tempo para buscar um s�cio estrangeiro a fim de regularizar sua situa��o e ter direito de renegociar as outorgas.
Nota da Aeroportos Brasil refor�ou que a recupera��o "foi ajuizada para solucionar a crise de liquidez decorrente, principalmente, da aus�ncia de recomposi��o dos eventos que causaram desequil�brios econ�mico-financeiros no Contrato de Concess�o e da crise econ�mica que se instalou no Pa�s a partir de 2014".
Em nota, a Anac informa que a manuten��o dos servi�os aos passageiros e companhias a�reas continua sendo responsabilidade da empresa que administra o terminal. "Cabe destacar que a concession�ria permanece respons�vel pela manuten��o dos n�veis de qualidade dos servi�os prestados aos passageiros, conforme estipulado no contrato de concess�o e acompanhado pela Anac", cita a ag�ncia.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia