Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 20 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Jos� A. V. da Cunha

Intervalo

Not�cia da edi��o impressa de 21/05/2018. Alterada em 18/05 �s 18h52min

Quem faz o planejamento...

Quais são as áreas de formação com maior presença no segmento estratégico da publicidade e propaganda gaúcha? Como os gêneros estão representados? Qual é a satisfação dos profissionais com a remuneração? Responder a questões como estas foi o que motivou o Grupo de Planejamento do RS a realizar uma pesquisa para mapear o perfil dos profissionais e empresas de marketing e comunicação do Estado. O trabalho buscou estimular reflexões sobre o contexto atual e desenhar o futuro da profissão. Noventa profissionais de planejamento, pesquisa e estratégia responderam às perguntas.

... se sente preparado para isso

O resultado apontou que 54% dos profissionais da �rea s�o mulheres, quando antes eram apenas 30%. A idade m�dia subiu para 31 anos, em compara��o ao trabalho realizado quatro anos atr�s, o que demonstra amadurecimento, segundo ressaltou o presidente do coletivo, Alexandre Laybauer. Em geral, s�o profissionais que se sentem preparados para lidar com os desafios de seu cargo, mostrando-se curiosos, em busca de inova��o e inspira��o. Segundo Alexandre, "conhecer as percep��es dos estudantes e profissionais da �rea vai ajudar a direcionar o grupo e a criar estrat�gias para desenvolver o planejamento no Estado". A pesquisa completa est� dispon�vel para download no site www.gprs.com.br.

Jornadas de ideias

Uma iniciativa da regional da Abap trouxe a Porto Alegre semana passada o projeto Jornadas de M�dia, apresentado pelos publicit�rios paulistas Claudio Ven�ncio e Geraldo Leite. A dupla abordou a disparidade na rela��o do �ndice de Potencial de Consumo (IPC) e a participa��o de cada regi�o brasileira no bolo publicit�rio, escancarando o que se sabe h� muito: a alta concentra��o de verbas no Rio de Janeiro e em S�o Paulo. Eles disseram que a Regi�o Sul sofre muito com a decis�o dos grandes anunciantes em levar a Comunica��o para a capital paulista, e lamentaram que a propaganda, na maior parte das vezes, n�o � mais regionalizada, resultando em uma entrega nacional sem considerar as particularidades das regi�es.

Ferramentas essenciais

Em parceria com o Sinapro, a Fenapro promoveu na semana passada, em Porto Alegre, oportuna rodada de neg�cios. Al�m de apresentarem seus trabalhos, ag�ncias participantes puderam conhecer algumas ferramentas consideradas essenciais para aumento de produtividade e amplia��o de neg�cios. O presidente do sindicato, Fernando Silveira, considerou que foi um bom momento para integra��o e troca de conhecimento. O encontro � parte do projeto "Caixa de Ferramentas Essenciais da Ag�ncia de Propaganda", e envolveu executivos da Adstream (envio de materiais para veicula��o em TV em streaming), CulturaXChange (m�sica para campanhas publicit�rias), Waze e Kantar Ibope.

GENTE


COLETIVA/DIVULGA��O/JC
O publicitário, jornalista e professor Marino Boeira lançou o livro "Meu tipo inesquecível e outras histórias pouco edificantes", com contos e crônicas que escreveu em publicações do País, incluindo o portal Coletiva.net, do qual é colunista semanal. Marino também é autor do livro de crônicas "De quatro" e das novelas "Raul: Crime na madrugada"; "Tudo que você NÃO deve fazer para ganhar dinheiro em propaganda" e "Tudo começou em 1964", esta na forma de e-book, pela Amazon.com. Os livros estão à venda na Bamboletras, na livraria do Shopping Passeo e na Nossa Cara - Butique, Café, Cultura.

T� LIGADO

Inaugurou em Porto Alegre a Code Escola de Intelig�ncias Livres. Idealizada pela pedagoga Cris Vieira, aposta em temas como autoconhecimento, tecnologias e criatividade por meio de cursos de Design Thinking, empoderamento e empreendedorismo feminino. Segundo Cris, ser� um lugar para aprender com liberdade, e o projeto foi pensado para deixar as pessoas � vontade enquanto aprendem no��es importantes para a vida e para o mundo do trabalho, sem o engessamento das metodologias tradicionais.

PARCEIROS

STARTUP ZEENG desenvolveu uma plataforma para auxiliar as �reas da Comunica��o e do Marketing. A ferramenta captura informa��es por meio de algoritmos relacionados � intelig�ncia artificial e com isso auxilia gestores na tomada de decis�es. Analisa o comportamento das marcas no meio digital em diferentes canais, como a web analytics, e monitora not�cias em seus canais oficiais. A Zeeng conta com cerca de 30 clientes, que somam mais de 1,6 mil marcas catalogadas.
COMPX (produtora de v�deos do G5), em parceria com a Zenbra (uma empresa de inova��o tecnol�gica), criou o mais novo trabalho digital do Senac: a B�ssola das Profiss�es - Uma Jornada em Busca do Autoconhecimento. A ferramenta pode ser acessada no site da entidade e tem 12 perguntas, elaboradas por especialistas das �reas de RH, Psicologia, Educa��o e Marketing. O usu�rio acessa o espa�o no formato de um game e vai definindo sua identifica��o com as diferentes �reas do mercado de trabalho.

AG�NCIAS

  • INTEGRADA conquistou a conta da Politape Fitas Adesivas, sediada em Canoas. Com especialização na produção de fitas adesivas há 18 anos, empresa contratou a agência para atuar na consultoria de marketing e no posicionamento de marca.
  • PUBLIVAR ON incorporou a Record RS à sua carteira de clientes. Agência trabalhará com branding estratégico, comunicação 360º, endomarketing e campanhas publicitárias da emissora, antes atendida pela extinta AMA.
  • DEBRITO SUL ampliou sua atuação dentro do sistema cooperativo financeiro ao assumir a gestão total de clientes da Unicred Central Multirregional. Agência já desenvolve ações para Unicred do Brasil e Unicred Central SC e PR.
  • BMA COMUNICAÇÃO, de Novo Hamburgo, criou a marca e o posicionamento da ACS Global, empresa de logística internacional com sedes em Nova Iorque, Novo Hamburgo, São Paulo e Curitiba, e agentes em mais de 50 países.

PERFIL

Daniele Lazarotto mai18 Intervalo divulga��o Coletiva

Daniele Lazarotto mai18 Intervalo divulga��o Coletiva


/COLETIVA/DIVULGA��O/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Daniele Lazzarotto.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia