Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 06 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 07/05/2018. Alterada em 04/05 às 19h31min

A ARP faz 62 anos...

Há 62 anos, profissionais e empresários se reuniram para a criar a ARP (Associação Riograndense de Propaganda). Ampla em seus propósitos, dispunha-se a congregar e defender os interesses de agências, veículos de comunicação e fornecedores gráficos, de áudio e de cinema. Nesta trajetória iniciada na década de 1950, a entidade viveu momentos de glória e opacidade, e é os primeiros que se esmera por recuperar agora: a diretoria encabeçada por Liana Bazanela tem se dedicado a criar fatos positivos e, junto com eles, a integrar e atrair mais associados - uma tarefa que não é fácil, mas pode ser muito recompensadora.

... atenta para as pessoas

Os dirigentes da ARP estão empenhados em renovar, com atenção especial para as pessoas e um esforço para entender o que elas querem. A presidente Liana já repetiu mais de uma vez que o "P" da ARP está mais ligado ao significado de pessoas, dentro de um entendimento que pretende ampliar o conceito de propaganda, pois está muito mais voltada para quem trabalha com o ecossistema criativo. Assim, entre os pilares dos atuais gestores estão conhecimento e capacitação, bem como conexão e relacionamento. A presidente adiantou, ainda, uma das medidas já adotadas foi a criação de novas categorias de associados.

A Copa que nos cerca...

Fenapro e sindicatos de agências estão alertando as empresas e publicitários que Copa do Mundo e seleção brasileira têm donos, isto é, patrocinadores que pagam milhares de dólares e que asseguraram o direito de usar imagens e referências a estes dois entes. Anúncios de terceiros que não são patrocinadores nem apoiadores estão sendo objeto de notificação, o que implica em alteração do material ou, até mesmo, em sua perda. Foi o que aconteceu agora com a Cerveja Proibida, que, tendo Neymar como estrela do comercial, usou referências como uma camisa amarela, dando a entender que se tratava da seleção canarinho. Resultado: a propaganda foi, literalmente, proibida.

... exige muita cautela

A Fifa dá especial atenção ao conceito relativo ao "marketing de emboscada", que, por amplo e flexível, permite o enquadramento de todo e qualquer material que explore o tema. Estão nesta categoria anúncios que contenham referência velada à Copa, como "o evento da Rússia"; a reprodução de imagens de jogos de futebol em telas de TVs colocadas à venda; e a apresentação de produtos por modelos com uniforme que remeta ao futebol, com uma bola nos pés. Também é tida como ação de emboscada a vinculação de ingressos, convites ou qualquer espécie de autorização de acesso aos jogos e promoções comerciais.

Para aprofundar raciocínios

Nos próximos dias teremos mais uma bela iniciativa do Grupo de Planejamento, que promove nova edição da Clínica do Subterrâneo, curso cuja meta é estudar os fundamentos que estão no âmago dos raciocínios. Serão dois módulos, a partir de amanhã. Intitulado "IN", o primeiro trará o comunicador Eduardo Peninha Bueno, o gerente do sistema de comunicações integradas da Coca-Cola, Vinicius Limoeiro, e o escritor Adriano Basegio. "OUT", o segundo, terá a participação da cineasta Liliana Sulzbach, da especialista em textos contemporâneos Lawrence Pereira e da escritora Ana Emília Cardoso. Inscrições podem ser feitas em sympla.com.br.

GENTE

Daniele Lazzarotto

Daniele Lazzarotto


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • Daniele Lazzarotto deixa o cargo de gerente de Planejamento da Morya para se tornar empreendedora. Criou a Tricô, empresa especializada em estratégia para marcas e negócios. A empresa promete atuar com um alto grau de personalização de seus projetos, de acordo com a necessidade de cada cliente. Daniele tem mais de 10 anos de experiência como Planejamento em agências, tendo criado estratégias para marcas como Sicredi, Piccadilly, Walmart, Melnick e Panvel. Líder em sua área, presidiu o Grupo de Planejamento entre 2014 e 2017 e foi eleita Profissional de Planejamento do Ano em 2016.
  • Ana Luiza Virtuozo assumiu no Planejamento da Global. A publicitária trabalhou nos últimos cinco anos com planejamento e estratégia, passando por grandes agências da região e trabalhando com marcas como Renner, Gang, Walmart Brasil e AmBev. Teve treinamento pelo Grupo de Planejamento do Reino Unido e estudou Gestão Criativa de Marcas pela Universidade de Artes de Londres.
  •  

TÁ LIGADO

  • Sábado haverá mais uma edição do Influenciadores Digitais Meet Up, com debates sobre as mudanças na forma como se consome informação na era pós-digital. Receberá empresários, jornalistas, criativos e profissionais de Marketing para participar de palestras sobre branded content, marketing de influência, direito digital, inovação e empreendedorismo no auditório da Flowork (rua Mostardeiro, 777), das 14h às 19h. Andressa Griffante, da RSbloggers, Almir Freitas, da Uffizi, e o fundador da plataforma O Bairrista, Júnior Maicá, estão entre os palestrantes.
  • A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) promove amanhã a primeira edição do Abracom Talks RS, que será conduzido pela gerente-geral de Comunicação e Relações Institucionais da Samarco, Rosangela dos Santos. O debate, das 9h às 10h30, no FGV Decision (Praia de Belas, 1.212), será pautado pelo tema "Prevenção e gerenciamento de crises", quando Rosangela discutirá como a comunicação corporativa pode ajudar as organizações a manter suas atividades durante uma crise e como se posicionar perante a sociedade. Mais informações via [email protected]

PERFIL

Tatiana Forste Crédito Gustavo Roth coluna Intervalo divulgação Coletiva

Tatiana Forste Crédito Gustavo Roth coluna Intervalo divulgação Coletiva


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista Tatiana Forster.
 

PARCEIROS

Revista Tendências Comunicação Empresarial coluna Intervalo divulgação coletiva

Revista Tendências Comunicação Empresarial coluna Intervalo divulgação coletiva


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • COLETIVA.NET completou 19 anos no fim de abril. Suas comandantes, Márcia Christofoli e Gabriela Boesel, escudadas por Iraguassu Farias, comemoraram bastante porque a data coincide com recordes de audiência registrados no primeiro trimestre, com um crescimento de quase 80% em relação ao mesmo período de 2017. As comemorações seguiram com o lançamento da revista Tendências Comunicação Empresarial, e as sócias prometem surpreender muito para festejar o 20º aniversário, em 2019, que já tem até selo comemorativo.

BY THE WAY...

... num mundo em que vicejam as notícias falsas, credibilidade é porto seguro que veículos como Coletiva.net asseguram a quem os consulta.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia