Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de maio de 2018.
Dia da Sa�de.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Marco A. Birnfeld

Espa�o Vital

Not�cia da edi��o impressa de 29/05/2018. Alterada em 28/05 �s 21h36min

Home care e o sofrimento de paciente com Alzheimer

Os planos de saúde podem estabelecer apenas as doenças para as quais oferecerão cobertura, mas não limitar o tipo de tratamento que será prescrito para o enfrentamento desses males - o que se constitui em incumbência do médico que assiste o paciente. Nesta linha, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-RS) reformou sentença que havia negado tratamento domiciliar (home care) a uma mulher em estágio avançado de mal de Alzheimer.
Ela buscou judicialmente obrigar a Unimed Saúde S.A. a fornecer cuidadores, fisioterapeuta, medicamentos, fraldas, sondas e alimentos, com custo mensal estimado em mais de R$ 20 mil. Em contestação, a Unimed respondeu que os pedidos "não têm amparo contratual ou legal, pois a cobertura não foi incluída expressamente no contrato".
Pelo voto do desembargador Jorge André Pereira Gailhard - que orientou a decisão unânime que reformou a sentença -, o contrato se submete às normas do Código de Defesa do Consumidor, orientação expressa, inclusive, na Súmula nº 469 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O acórdão pontua que "o médico que assiste a autora é profissional habilitado para prescrever o tratamento que entende ideal para o caso, não bastando, para afastar as suas conclusões, por si só, o parecer técnico juntado pela operadora de plano de saúde". A decisão deferiu o serviço postulado, a ser fornecido 24 horas por dia, como pretendido e indicado pela segurada-paciente (Proc. nº 70075841577).

Realidade violenta

Est�o entre as maiores taxas de homic�dios do Brasil as ocorr�ncias em dois munic�pios abrangidos pelo complexo de Suape (PE). Em Ipojuca foram 152 homic�dios por 100 mil habitantes, em 2017; e em Cabo de Santo Agostinho, 98 mortes violentas por tamb�m 100 mil moradores. As duas cidades est�o inclu�das no rol das mais violentas no Brasil - o �ndice nacional � 30,5, segundo a Organiza��o Mundial de Sa�de.
A causa est� no desemprego e a redu��o total ou parcial de atividades nas empresas da regi�o. Detalhe sombrio para o turismo pernambucano, que oferece clima tropical quase todo o ano: a famosa Porto de Galinhas fica no munic�pio de Ipojuca. E Cabo de Santo Agostinho j� come�a a perder turistas.

Cana dura

O primeiro recurso do ex-governador S�rgio Cabral Filho (MDB) deve ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4� Regi�o (TRF-4) amanh�. A 8� Turma do tribunal pode manter, diminuir, aumentar ou (dif�cil!) simplesmente zerar a pena de 14 anos imposta pelo juiz S�rgio Moro, em a��o penal sobre desvios de R$ 2,7 milh�es do Complexo Petroqu�mico do Rio (Comperj).
Com cinco condena��es de primeiro grau at� agora, carregando-lhe 103 anos de pris�o, Cabral pode alcan�ar, nesta semana, a marca dos 110 anos de cana dura. E conquistar o sexto destaque negativo no "Guiness da Roubalheira".

Educando em casa...

No mesmo julgamento, ser� decidido o destino de Adriana Ancelmo, a mulher de Cabral. O Minist�rio P�blico Federal (MPF) quer reverter a decis�o de Moro que absolveu a argent�ria ex-primeira dama "por falta de provas" nos crimes de corrup��o e lavagem de dinheiro nas propinas recebidas pelo marido nas obras do Complexo Petroqu�mico do Rio de Janeiro.
Por outras ocorr�ncias, Adriana chegou a estar na cadeia, mas em 2 de abril deste ano ganhou a pris�o domiciliar para poder cuidar da educa��o do filho de 11 anos.

Semelhan�as e diferen�as

O Brasil ficou parecido com a Venezuela nos �ltimos dias. Mas duas diferen�as - uma aqui, a outra em Caracas - foram not�rias. Em Porto Alegre, Rio, S�o Paulo etc., felizmente, n�o faltou dinheiro nem cart�o de cr�dito no bolso do consumidor. Mas por aqui, infelizmente, ao contr�rio da rotina venezuelana, faltou combust�vel.

Das redes sociais

"O governador Sartori determinou � Brigada Militar que acabasse com as manifesta��es dos caminhoneiros. O comandante de um dos batalh�es respondeu de imediato: 'Sem problemas, senhor, s� que vou deslocar as guarni��es parceladamente; a primeira se movimentar� em 30 dias'."
"Nosso medo � come�ar a andar a p� e o governo aumentar o pre�o do chinelo." De um grupo de WhatsApp, em Xangri-l� (RS).

�leo de peroba nele!

Apelidado de "ministro pitbull", o secret�rio de Governo Carlos Marun (MDB) - reconhecido ex-capataz de Eduardo Cunha (MDB) - � quem mais fala oficialmente, agora, nos rotineiros momentos de crise do governo Temer. Na tarde de sexta-feira, Marun assegurou � Globo News que "fomos exitosos nas solu��es da greve dos caminhoneiros". E logo arrematou com um empombado despaut�rio: "Somos o melhor governo da hist�ria do Pa�s, por hora de mandato". Cinco minutos depois, as imagens em tempo real desmentiam o fiasco do acordo e dos arroubos do falastr�o.

Cultura popular

"�leo de Peroba" � uma marca registrada de um lustra-m�veis da empresa carioca Produtos King Ltda. � produzido desde 1938 � base de �leos e solventes vegetais e minerais e tem efeito hidratante sobre a superf�cie onde � aplicado.
Devido � popularidade do produto, o termo "�leo de peroba" passou a ser tamb�m, por associa��o com a g�ria "cara-de-pau", usado para insinuar que algu�m � falso, ou corajoso, ou audaz, ou... mentiroso.

Romance forense: Reuni�o da turma de Direito


ESPA�O VITAL/DIVULGA��O/JC
Era 1988, um grupo de colegas de 50 de idade, ou pouco mais - todos operadores jurídicos. Aproximadamente metade de homens; outro tanto de mulheres. Encontraram-se num shopping, em happy hour, para escolher o restaurante onde, num jantar, em julho, comemorariam 25 anos de formatura.
Houve consenso por uma nova churrascaria da moda, a Picanha Excelência - porque as garçonetes usavam minissaias, e os garçons eram "uns lindões, muito animados".
Dez anos mais tarde, 1998, em plena faixa etária dos 60 anos, o grupo se reuniu novamente, e mais uma vez a escolha do restaurante estava na pauta.
Decidiram pela mesma churrascaria Picanha Excelência, porque a comida era muito boa e havia uma excelente carta de vinhos.
Dez anos após, 2008, faixa etária dos 70, o grupo reuniu-se novamente para escolher o restaurante. Optaram pela já tradicional churrascaria Picanha Excelência, porque tinha uma rampa, banheiro adaptado e até um pequeno elevador. Ademais, o cardápio era confiável e os preços moderados.
Mais 10 anos passaram e, neste maio de 2018, aos 80 de idade, o grupo se reuniu novamente para a mesma coisa.
Por unanimidade, ficou decidido que o novo encontro será em julho próximo, na churrascaria Picanha Excelência. Todos gostaram da ideia porque... achavam que nunca tinham ido lá...
>>>>>>>>>>
Algum leitor está rindo? Quem sabe, de repente, a gente também se encontra na churrascaria Picanha Excelência?
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia