Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 27 de maio de 2018.
Dia Mundial dos Meios de Comunicação.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Osni Machado

Empresários & Cia

Notícia da edição impressa de 28/05/2018. Alterada em 27/05 às 22h48min

Faccat é referência em educação regional

DELMAR BACKES Diretor-geral das faculdades integradas de taquara (faccat) foto Roseli Santos
Delmar Backes explica que os cursos são criados para atender a região

DELMAR BACKES Diretor-geral das faculdades integradas de taquara (faccat) foto Roseli Santos Delmar Backes explica que os cursos são criados para atender a região


ROSELI SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC
As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), com 48 anos de atuação, é hoje um importante polo de formação de acadêmica em sua região de abrangência, que integra o Vale do Paranhana, parte do Vale dos Sinos, Região das Hortênsias e parte do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Oferece, atualmente, 23 cursos de Ensino Superior, idealizados justamente para suprir as necessidades locais. Destaque também para o mestrado em Desenvolvimento Regional, que oferece; além dos cursos, a instituição de Ensino Superior tem participação importante junto à comunidade, de diversos modos, um deles é o contato feito entre professores, acadêmicos na melhoria de processos de gestão de micro e pequenas empresas da região para melhoria de gestão de seus negócios.
"A Faccat é comunitária, a sua filosofia está voltada ao desenvolvimento humano, ao desenvolvimento da região", destaca o diretor-geral das da Faccat, Delmar Backes. Ele utiliza uma figura de linguagem para falar sobre a formação acadêmica dos alunos da instituição, comentando o aprendizado: "é motivo de felicidade 'inaugurar pessoas'; isso, realmente é significativo".
De acordo com o diretor-geral, a Faccat se preocupa com a formação da pessoa como um todo para um cidadão pleno. Diz que existe uma sistemática para atualização permanente dos professores. Lembra que a faculdade conta com 84% de mestres ou doutores. "Atualizar professores, não só com títulos, mas com encontros de capacitação para análise e qualificação do ensino", comenta. Backes destaca também, que a instituição é sempre bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC); e, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O diretor-geral explica que a Faccat atua a partir de um tripé, composto pelo ensino, extensão e pesquisa, todos direcionados à sociedade como um todo. Diz que a pesquisa é feita por intermédio e parceria com outras instituições científicas; além do desenvolvimento de projetos específicos e outras entidades; o mestrado, por sua vez, busca atender a região. "Nosso aluno tem um perfil próprio; 75% pagam o seu estudo, em grande parte, trabalham durante o dia e à noite, estudam na faculdade. Esse aluno sabe o valor de cursar o Ensino Superior e, desse modo, eles são conscientes dessa realidade", comenta. Backes acrescenta, que pensado no aluno, a Faccat, dá ao acadêmico, um campus para convivência e estudo.
Backes informa que a Faccat proporciona aos alunos um meio para que possam cursar a Faculdade; 50% do valor é pagado durante sua formação acadêmica e o restante, após sua formatura. Outra valorização, é destinada àqueles que tem mais de 45 anos; a eles, a faculdade oferece desconto de 45% nos seus cursos. O diretor-geral também prevê, em data ainda não definida, a criação de incubadora de empresas na Faccat e também um polo tecnológico.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia