Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 31 de maio de 2018.
Corpus Christi. Dia Mundial de Combate ao Fumo.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Come�o de Conversa

Not�cia da edi��o impressa de 01/06/2018. Alterada em 31/05 �s 19h22min

O retrato

pg3 cartun do Brasil de hoje - reprodu��o.

pg3 cartun do Brasil de hoje - reprodu��o.


/REPRODU��O/JC
Este cartum é um retrato fiel da sociedade brasileira, com honrosas exceções. Mudar o Brasil todo mundo quer, mas começar um novo país com transformação interna é outro papo. E também é o retrato falado do Congresso Nacional e dos políticos em geral. Mexam em tudo, menos no meu é o lema.

Fil� de pesco�onversa

S em poder fazer grandes estoques, quase todas as lancherias que servem PF estão com baixos estoques para matar a fome da clientela. Aqui e acolá, as geladeiras e os freezers vão recebendo laticínios e frios com sobrepreço entre 30% e 40%, mas até esta quinta-feira, a carne ainda era uma ilustre ausência. E quando chega, é filé de pescoço para baixo.
 

Historinha de sexta

Em uma campanha eleitoral, o candidato Alceu Moreira (MDB) visitava pessoalmente potenciais eleitores. Certa feita, aceitou o convite para tomar um cafezinho na casa do eleitor. Sentou, e passou o tempo todo assoprando o caf�, naquele ato caracter�stico de quem n�o quer queimar os l�bios.
Terminada a visita, j� no carro, um assessor observou:
- �, Alceu, n�o entendi. Aquele cafezinho estava morno, mas o senhor passou o tempo todo assoprando. Tomei o meu em quest�o de segundos.
Ao que o pol�tico retrucou na hora:
- �, mas n�o era no teu que tinha uma mosca boiando...

Elei��o no Jockey

Neste s�bado acontece a elei��o do Jockey Club do Rio Grande do Sul. Na disputa est�o a Chapa 1, grupo de situa��o encabe�ado pelo empres�rio Ricardo Felizzola, tendo como vice o administrador Fl�vio Mainar Gomes; e a Chapa 2, oposi��o formada pelo advogado Jos� Vecchio e pelo ex-ministro�da Agricultura Luiz Fernando Cirne Lima.

Distanciamento cr�tico

O projeto "Ideias Memor�veis" da Federa��o Israelita do Rio Grande do Sul recebeu o rabino Nilton Bonder. Frisou a import�ncia de se "autoauditar", para que o sujeito n�o enxergue a realidade de maneira tendenciosa. E isso � muito dif�cil no Brasil de hoje, convenhamos. Aqui, at� bola de futebol tem lado.

Sem parar, parando

O servi�o Auto Expresso de passagem livre nos ped�gios e estacionamentos oferecia um bom servi�o. Oferecia. Incorporado ou vendido para o Sem Parar, deixou muitos usu�rios na m�o. Em tese, os usu�rios receberiam orienta��es de como colocar o novo chip, o que n�o aconteceu, mesmo enviando mensagens para a empresa. E a�, faz o qu�? Abdica da comodidade?

Feliz anivers�rio

O Hospital Divina Provid�ncia, um dos quatro hospitais que comp�e a Rede de Sa�de Divina Provid�ncia, completou 49 anos. Conta com 181 leitos, atende 95% de pacientes conveniados � sa�de suplementar e 5% de casos particulares.

For�a m�xima

Maior parte das empresas zerou seus estoques com a greve, inclusive o estoque de seguran�a. Logo, para rep�-los os fornecedores ter�o refor�o nos pedidos para atender os clientes daqui para a frente. Menos mal.

O exemplo da Languiru

Durante todos os dias do locaute e greve, a Cooperativa Languiru enviou atualiza��es para os cooperativados e clientes sobre a paralisa��o das suas plantas. Nesta quinta-feira, desanuviou. A Languiru retoma nesta sexta-feira o abate do Frigor�fico de Aves, em Westf�lia, e no Frigor�fico de Su�nos, em Po�o das Antas. Isso sim que � servi�o de primeira.

Procura-se um pa�s

Coloque-se no lugar de um investidor estrangeiro procurando um pa�s para investimento produtivo fora da �rea financeira. Olha para a Am�rica do Sul e pensa no Brasil. V� uma greve insana que desabasteceu todo o Pa�s, uma infla��o que estava sob controle, p�ssima infraestrutura, dominado por corpora��es de toda ordem, criminalidade, mercado enorme, mas com renda baixa, e caindo, inseguran�a jur�dica e crise pol�tica eterna. Faz o qu�? Vem para c� ou procura outro porto seguro?

Mi�das

  • DE tanto repetirem que a democracia não está em questão, passam a ideia de que ela está.
  • STF levou 1.183 dias até primeira condenação na Lava Jato. Sérgio Moro condenou 132 no período (do Congresso em Foco).
  • MUITOS deputados da esquerda sumiram durante a greve. Agora que ela fenece, voltam a enviar e-mails.
  • GBOEX está de volta com seu prestígio publicitário na página 3 Começo de Conversa do JC. Bem-vindo.
  • NADA é mais perigoso que uma ideia quando se tem apenas uma (filósofo e escritor Émile-Auguste Chartier).

Finais

  • HOSPITAL Moinhos de Vento marca a chegada de um angiógrafo de última geração com o painel "Inovações trazendo soluções" nesta segunda-feira/19h30min.
  • PREFEITURA de Gramado comunica aos turistas que postos já receberam combustível.
  • INAUGURADO o Centro de Reprodução Humana do Hospital Bruno Born de Lajeado.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia