Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 07 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 08/05/2018. Alterada em 07/05 às 21h47min

Vizinhança na Calçada I

fotos JOÃO MATTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Evento com a proposta de unir uma comunidade fragmentada - por divergências de várias ordens - em busca de segurança, a Vizinhança na Calçada contou com a participação moradores de bairros do Centro de Porto Alegre, no sábado passado, na rua Olavo Bilac, Cidade Baixa. Com o lema "Aqui um vizinho cuida do outro", o grupo saiu da zona de conforto.

Vizinhança na Calçada II

Via de consequência, parou de reclamar e começou a trabalhar por uma sensação de pertencimento aos moradores e empresários locais. Hoje, as pessoas que ficavam presas em suas casas e apartamentos são convidadas a ocuparem os espaços públicos e a se relacionarem umas com as outras em busca de melhorias. A cada edição que passa, agregam mais novidades.

Sem aparelhos

Duas viaturas da Guarda Municipal estavam estacionadas ontem no Centro Histórico, uma na Rua da Praia esquina General Câmara e outra na esquina da Borges de Medeiros com a Andrade Neves. Até meados da tarde não se vislumbraram camelôs e ambulantes que não ambulam nos trechos, especialmente na Rua da Praia. Dava até para caminhar em linha reta, imagina. Quando isso acontece, a área central consegue respirar sem aparelhos.

O lobby

Setenta dias depois da inclusão da atividade de Relações Institucionais e Governamentais como ocupação pelo Ministério do Trabalho - no popular, lobista - a Amcham e o Instituto de Relações Governamentais realizam em junho missão de capacitação da nova profissão nos Estados Unidos. Aqui ainda é palavrão, lá fora é reconhecida sem pejo.

Voto do silêncio

É o que parece ter feito o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (PSB). No início assanhou-se com a possibilidade de concorrer ao Planalto, depois suas manifestações foram rareando cada vez mais. Talvez ele tenha analisado melhor o custo físico e psicológico de uma campanha eleitoral em todo o Brasil. Ainda mais com sua crônica dor nas costas.

Falta de pilotos

A empresa aérea Emirates vai deixar "encostados" no hangar seis A380 (Airbus) e 14 Boeing 777 agora que vislumbra a alta temporada com o verão europeu. Faltam 150 pilotos, entre comandantes e primeiros-oficiais (copiloto). A seleção brasileira será feita entre os dias 21 e 25 em São Paulo.

Dia da Vitória

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza hoje, às 14h, no Largo das Bandeiras, uma cerimônia em homenagem ao Dia da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Na mesma solenidade, será aberta a exposição de história O Brasil na Segunda Guerra Mundial (1942-1945). Haverá cerimônia inter-religiosa, fanfarras do Exército e Minuto de silêncio. A proposição é do presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (PMDB).

Vendas de veículos

O Sincodiv/Fenabrave-RS realizou levantamento das vendas de veículos no Rio Grande do Sul em abril e no quadrimestre. Os dados mostram que o setor da distribuição de automóveis comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e outros veículos acumulou nos primeiros quatro meses do ano 57.636 unidades emplacadas, 21,10% a mais que no mesmo período do ano passado. Em abril, houve queda de 3,66% e relação a março.

Miúdas

  • BURACO na esquina das ruas Benjamin Constant, Cristóvão Colombo e Bordini é cíclico. Conserto mal dura seis meses.
  • PELA primeira vez desde 2014, o preço do barril do petróleo (151 litros) está acima de US$ 70.
  • ALGUMAS fábricas de chocolate anunciam redução de custos. Às vezes, isso significa reduzir o peso mantendo o mesmo preço.
  • PMDB perde força e pode não ter candidato à presidência. Mas qual é a novidade?
  • SIGLA de Michel Temer quase sempre preferiu ser o segundão. Em vez de ser rei, preferiu ser amigo do rei.
  • PODE ser que ao fim e ao cabo o PT também não tenha cabeça de chapa. E depois dizem que o Brasil não mudou.

Finais

  • LIDE-RS promove hoje/8h15min no Porto Alegre Country Club café da manhã com o presidente da Rede D'Or São Luiz, Jorge Moll Filho. É o maior grupo privado de hospitais do País.
  • EXPOSIÇÃO de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos Expoclara teve 36 mil visitantes. Bem mais que o esperado.
  • CONGRESSO Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político será realizado nos dias 18 e 19 no Centro de Eventos do Ceará.
  • COOPERATIVA Languiru teve renovado o selo de Carbono Neutro.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia