Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 22 de maio de 2018.
Dia do Apicultor.

Jornal do Com�rcio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Pesquisa

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2018. Alterada em 22/05 �s 20h45min

Enquete do Sescon-SP aponta quais as principais demandas dos empres�rios cont�beis para o futuro

Em ano de eleições, candidatos costumam propor melhorias em diferentes áreas. Este ano, o primeiro turno será dia 7 de outubro e a corrida já começou em todo o Brasil. Uma enquete realizada pelo Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP) revela quais as demandas mais urgentes e que merecem mais atenção dos candidatos.
De acordo com o levantamento, os temas mais citados entre os quase 600 empresários consultados foram reforma tributária, melhorias nos serviços básicos como saúde, educação e moradia e medidas contra a corrupção. A reforma da Previdência, o combate à violência e a geração de empregos também foram bastante mencionados.
Para Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP, o Brasil entrou em um ciclo vicioso que só será quebrado a partir de mudanças no sentido do progresso e do desenvolvimento. "As eleições deste ano são a grande oportunidade de iniciar esse processo: analisar as propostas de cada candidato, optando pelas que realmente se aproximem de nossas aspirações e não esquecer de cobrar o cumprimento das promessas de campanha. O que não podemos é ficar omissos", destacou Shimomoto.
Segundo o representante dos empresários contábeis paulistas, a reforma tributária é crucial para eliminar um dos entraves que só fazem crescer o custo Brasil. Para ele, as leis brasileiras já sofreram remendos em excesso. "Não podemos esperar mais para implantar programas que façam diminuir a burocracia, a carga de tributos e, ainda, racionalizar a tributação nacional. O crescimento do País depende disso. O foco do governo na arrecadação deve dar espaço para um ambiente de estímulo aos negócios, com incentivos reais para quem gera emprego e renda", apontou.
A arrecadação de tributos é vital para o desenvolvimento da sociedade. No Brasil, no entanto, os cidadãos precisam pagar duas vezes pelo mesmo serviço, pois boa parte da tributação não retorna à população, fazendo com que tenham de arcar com planos de saúde, escolas particulares, segurança particular, entre outros.
 

Temas mais importantes:

Reforma tributária10,8%
Saúde, educação, moradia9,5%
Medidas contra a corrupção9,3%
Reforma da previdência 8%
Leis mais duras para conter a violência7,9%
Políticas para geração de empregos7,1%
Novas políticas para segurança pública6,8%
Reforma política6,4%
Equilíbrio fiscal6,3%
Ajustes na reforma trabalhista5,7%
Estradas: escoamento da safra x exportações4,8%
Propostas de incentivo ao empreendedorismo4,5%
Privatização4,1%
Mobilidade urbana3,6%
Nova lei do salário mínimo2,6%
Desoneração2,6%
 Fonte: Sescon/SP
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia