Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Mensal�o tucano

Not�cia da edi��o impressa de 24/04/2018. Alterada em 23/04 �s 22h40min

Ex-governador Eduardo Azeredo ser� julgado hoje e poder� ir preso

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) pode ser o primeiro acusado do chamado mensal�o tucano a ser preso, caso a 5� C�mara Criminal do Tribunal de Justi�a de Minas Gerais negue o recurso que ser� julgado�hoje.
Apesar de ter come�ado a tramitar h� nove anos, ainda no Supremo Tribunal Federal (STF), o processo de Azeredo � o mais avan�ado entre os r�us do caso, que ocorreu h� 20 anos. A den�ncia oferecida em 2007 contra 15 pessoas aponta um esquema de desvio de dinheiro de estatais para financiar a fracassada campanha de reelei��o de Azeredo em 1998.
At� hoje, al�m do ex-governador, dois envolvidos foram condenados e, mesmo assim, n�o est�o t�o perto da pris�o quanto Azeredo. Em outubro do ano passado, Renato Caporali Cordeiro, ex-diretor de uma estatal, foi condenado a quatro meses e 15 dias de pris�o em regime aberto por desvio de dinheiro p�blico.
Neste m�s, Eduardo Pereira Guedes Neto, secret�rio adjunto de Comunica��o do governo Azeredo, recebeu pena de 17 anos e cinco meses de pris�o por desvio e lavagem de dinheiro.
Nos dois casos, as senten�as foram de primeira inst�ncia, e os r�us podem recorrer em liberdade. J� Azeredo teve a condena��o confirmada em segunda inst�ncia e, de acordo com o entendimento do STF, pode come�ar a cumprir pena.
Outros processos do mensal�o tucano est�o prontos para julgamento na primeira inst�ncia, como o que tem como r�us Marcos Val�rio, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz. Eles s�o acusados de lavar dinheiro por meio de empresas de publicidade, mesmo esquema utilizado no mensal�o petista, pelo qual os tr�s foram condenados.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia