Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Opera��o Lava Jato

Not�cia da edi��o impressa de 24/04/2018. Alterada em 23/04 �s 22h40min

Justi�a pro�be visitas de 'amigos' a Lula na pris�o

As visitas de amigos, aliados e apoiadores que Luiz In�cio Lula da Silva (PT) esperava receber em sua "cela" especial na sede da Pol�cia Federal em Curitiba, foram proibidas pela ju�za Carolina Moura Lebbos, da 12� Vara Federal.
Depois de mais de uma dezena de pedidos - que inclu�am a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); a presidente do PT, senadora paranaense Gleisi Hoffmann; e o pr�-candidato do partido ao governo de S�o Paulo, Luiz Marinho -, a magistrada decidiu que, enquanto estiver preso na unidade policial, s� ser�o permitidas visita��es da fam�lia e dos advogados constitu�dos.
"Deve-se assegurar o n�cleo m�nimo definido pelo texto constitucional (art. 5�, LXIII, da Constitui��o Federal), possibilitando-se visitas regulares de familiares, os quais devem ter prioridade no contato com o apenado, mantendo-se o conv�vio familiar em benef�cio da ressocializa��o do preso", decidiu a ju�za, no processo da execu��o da pena de 12 ano e um m�s de pris�o de Lula, no caso do triplex do Guaruj� (SP). O ex-presidente est� detido numa sala preparada para ele, separado dos demais detentos, desde o dia 7.
O �ltimo pedido apresentado nesta segunda-feira, foi o do ex-ministro Celso Amorim (PT). Antes dele, foi a ex-presidente Dilma quem requereu o direito. A ex-presidente chegou a comentar a jornalistas que, "mesmo durante a ditadura, havia a possibilidade de receber parentes, amigos e advogados", disse.
A ju�za Carolina Lebbos tamb�m vetou a entrada de deputados federais da Comiss�o de Direitos Humanos da C�mara na cela do ex-presidente ontem. Para a magistrada, n�o "h� justo motivo ou necessidade de renova��o" de dilig�ncias ap�s "fiscaliza��o" de senadores na sala especial em que o ex-presidente cumpre pena.
O Minist�rio P�blico Federal n�o havia manifestado obje��o �s visitas, desde que no dia e hor�rio adequados. O ex-presidente pode receber visitas �s quintas-feiras, quando tem se encontrado com sua fam�lia.

Lula diz que PT pode ficar � vontade para decidir candidatura

Da pris�o, o ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT), condenado na Opera��o Lava Jato, escreveu que o PT pode ficar � vontade para tomar "qualquer decis�o" sobre a elei��o deste ano. Em carta destinada � presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), Lula tamb�m afirmou que quer a sua liberdade e que ficou feliz com o resultado da �ltima pesquisa Datafolha, na qual aparece com 30% ou 31% das inten��es de voto nos tr�s cen�rios em que seu nome foi testado.
O diret�rio nacional do PT decidiu ontem, em Curitiba, formalizar a candidatura de Lula � presid�ncia e dar in�cio � pr�-campanha eleitoral mesmo com o petista preso.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia