Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 20/04/2018. Alterada em 19/04 �s 20h30min

'N�o convenci a mim mesmo', diz Barbosa

Ex-ministro afirma n�o ter se habituado ao ass�dio da imprensa

Ex-ministro afirma n�o ter se habituado ao ass�dio da imprensa


/ANTONIO PAZ/ARQUIVO/JC
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa deixou, nesta quinta-feira, a primeira reunião com o comando nacional do PSB colocando em dúvida a possibilidade de disputar a sucessão presidencial. Em entrevista à imprensa, ele citou dificuldades para assumir a função, como resistências em alianças regionais, problemas pessoais e o seu incômodo com o assédio da imprensa. "Há dificuldade dos dois lados. O partido tem a sua história e as suas dificuldades regionais. E, do meu lado, eu tenho as minhas dificuldades de ordem pessoal. Não consegui ainda convencer a mim mesmo de que devo ser candidato", disse.
Ele ressaltou ainda que é um homem de vida discreta e quieta. "Faz quase quatro anos que eu saí da Suprema Corte. Vocês ouviram falar de mim?", questionou. O discurso de Barbosa gerou dúvidas junto ao comando nacional do PSB, que tinha segurança de que ele se filiou à sigla com o propósito único de se lançar candidato presidencial.
Hoje, o nome de Barbosa enfrenta resistência junto a dirigentes do partido do Nordeste e do Sudeste. Em São Paulo, o governador Márcio França defende abertamente o apoio a Geraldo Alckmin, do PSDB.
No Nordeste, candidatos a governo preferem que o PSB faça uma aliança com o PT, que tem maior força eleitoral na região.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reconheceu que há dificuldades em alianças regionais, mas que isso pode ser superado. Ele lembrou que, em 2002, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sofreu mais resistência que Barbosa ao se filiar ao PSB. E, mesmo assim, acabou tendo o apoio da legenda para a sucessão presidencial.
Ele descartou a possibilidade de Barbosa ser candidato a vice na chapa de Ciro Gomes (PDT) ou de Marina Silva (Rede).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia