Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 11 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

opera��o lava jato

Not�cia da edi��o impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 �s 21h13min

Sindicato dos Delegados quer sa�da de Lula da PF

Movimenta��o de imprensa e apoiadores � intensa na frente do pr�dio

Movimenta��o de imprensa e apoiadores � intensa na frente do pr�dio


/MARCELLO CASAL JR/AG�NCIA BRASIL/JC
O Sindicato dos Delegados da Polícia Federal (PF) do Paraná solicitou a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está cumprindo pena em uma sala na superintendência da corporação, em Curitiba. Segundo a entidade, a presença de Lula no prédio faz com que agentes cumpram tarefas fora de suas atribuições, torna difícil o atendimento ao público e causa insegurança devido à presença de manifestantes.
Endereçado ao superintendente da PF no Paraná, Maurício Valeixo, o pedido sugere que o ex-presidente seja transferido para "outro local que possa oferecer condições de segurança e que não traga os transtornos e riscos à população e aos funcionários da Polícia Federal." O texto sugere que esse lugar poderia ser uma unidade das Forças Armadas. Por ter sido presidente, Lula tem direito a uma sala de Estado Maior.
Em Curitiba, há um quartel do Exército na Região Sul da cidade. Outra opção, defendida por pessoas ligadas ao sistema penitenciário, é montar uma estrutura no Complexo Médico Penal de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde já estão alguns condenados da Operação Lava Jato.
Ao pedir a saída de Lula do prédio, o sindicato argumenta que centenas de pessoas visitam o local diariamente para pedir passaportes e tratar de questões relacionadas a porte de armas, segurança privada e produtos químicos.
A entidade lembra que os acessos ao prédio estão interditados desde que foi montado um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e outros movimentos populares a favor de Lula. O sindicato acusa os manifestantes de promover "ações no sentido de intimidar" policiais e vizinhos do prédio.
 

Petista tem tratamento igual a 'outros custodiados', diz nota

A Pol�cia Federal (PF) informou ontem�que o ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) est� recebendo o mesmo tratamento aplicado aos "demais custodiados". A PF divulgou nota - subscrita pela Comunica��o Social da corpora��o em Curitiba - depois que o Sindicato dos Delegados pediu a transfer�ncia imediata do ex-presidente para "outro local". Lula ocupa, desde s�bado, uma sala especial no �ltimo andar do pr�dio-sede da PF em Curitiba, por ordem do juiz S�rgio Moro.
O sindicato alegou que a perman�ncia de Lula na PF provoca "transtornos". A entidade diz que policiais federais est�o se sentindo amea�ados.�A PF esclareceu que o tratamento dado a Lula � igual ao que � dispensado aos outros presos que est�o na cust�dia - isolados do petista - "salvo exce��es espec�ficas autorizadas pelo Ju�zo da 12� Vara Federal de Curitiba (PR), respons�vel pelos procedimentos de execu��o penal".
A PF assinala que "n�o houve o deferimento de qualquer outro benef�cio que n�o se aplique aos demais custodiados que se encontram atualmente na unidade policial".�O regime de visitas de advogados e familiares "n�o sofreu qualquer altera��o destinada a beneficiar o ex-presidente, familiares e advogados".
A corpora��o destacou que poder�, "eventualmente e com o conhecimento pr�vio do ju�zo", realizar altera��es, apenas quando necess�rias para a seguran�a das instala��es, usu�rios e equipes policiais.�"Nenhuma pessoa ou mesmo servidor, � exce��o daqueles envolvidos na sua seguran�a, possui qualquer contato com o ex-presidente."
A PF afirma que "todos os direitos previstos para (Lula) est�o sendo integralmente cumpridos e sua defesa cientificada diariamente sobre a situa��o do preso".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia