Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 06 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 06/04/2018. Alterada em 05/04 �s 23h34min

Secret�rios de Sartori deixam cargos para disputar as elei��es

Governador informou tamb�m mudan�as em tr�s autarquias

Governador informou tamb�m mudan�as em tr�s autarquias


/LUIZ CHAVES/PAL�CIO PIRATINI/JC
Marcus Meneghetti
Na véspera do final do prazo de desincompatibilização para concorrer nas eleições de 2018 - quando os titulares de cargos no Executivo, por exemplo, devem entregá-los seis meses antes das eleições (7 de abril) -, o governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou mudanças no secretariado do Palácio Piratini. Vários secretários, inclusive os mais próximos de Sartori, deixaram seus postos, pois pretendem a concorrer a cargos nas casas Legislativas.
É o caso do titular da Casa Civil, Fábio Branco (PMDB), que volta à Assembleia Legislativa, pois vai tentar a reeleição. No seu lugar, assume Cleber Benvegnú, que ocupava a Secretaria de Comunicação. 
Os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo (PMDB), e de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira (PSB), também deixaram os cargos para buscar uma vaga no Parlamento gaúcho. Nos seus postos, ficam, respectivamente, Josué Barbosa, que era adjunto, e Sandro Boka (PMDB),como interino. 
Os secretários da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi (PMDB), também entregaram os cargos, mas para voltar à Câmara dos Deputados, porque vão tentar se eleger para mais um mandato como deputados federais. Nos seus lugares, assumem os adjuntos, respectivamente, Luiz Antônio Bins (PDT), interino, e Evandro Fontana.
O secretário de Saúde, João Gabbardo, também deixou a pasta. Contudo não pretende concorrer, mas sim atuar na iniciativa privada. A vaga deixada por Benvegnú na Secretaria de Comunicação vai ficar a cargo de Isara Marques, que já foi diretora-geral da pasta e presidente da Fundação Piratini.
O novo adjunto da Casa Civil vai ser o então chefe do Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin. Quem assume o gabinete é o vereador Idenir Cecchim (PMDB). Sartori também anunciou Urbano Schmitt (PDT) como novo presidente da Companhia estadual de energia elétrica (CEEE), no lugar de Paulo de Tarso Pinheiro Machado (PSDB); e Iberê Orsi na presidência na Emater, substituindo Clair Tomé Kuhn.

Deputados trocam de sigla na janela partid�ria

Assim como para se desincompatibilizar, termina em 7 de abril o prazo da janela partid�ria que permite que pol�ticos troquem de partido sem perder os mandatos.�Isso gerou uma dan�a das cadeiras na Assembleia legislativa. Pelo menos quatro deputados estaduais trocaram de legenda.�
Edu Oliveira trocou o PSD pelo PDT, aumentando para oito cadeiras a bancada dos pedetistas. O PSD ficaria sem representante na Assembleia se Jo�o Reinelli n�o tivesse trocado o PV pelo PSD. Regina Becker tamb�m deixou a Rede sem nenhum representante na Assembleia. Ela foi para o PTB, que agora conta com seis deputados estaduais. Bombeiro Bianchini deixou o PPL e foi para o PR - que agora conta com dois parlamentares.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia